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N

esses últimos anos, diretores e pro-

dutores de cinema e de programas

de TV têm procurado a ficção nacio-

nal para a realização de seus projetos. Num

mercado editorial em que as tiragens não

têm crescido, são os escritores que estão

cada vez mais procurando ou sendo procu-

rados por agentes literários para vender di-

reitos autorais para adaptações.

Lucia Riff, dona da maior agência literá-

ria do País para esse tipo de negociação,

que atua em parceria com a Film2B, de Ana

Luiza Beraba, Eduardo Senna e Raquel Lei-

ko, declarou: “Apesar da crise que assola

o País, o ano de 2015 foi até bem ativo e

proveitoso para o setor audiovisual. Não

passamos um mês sem fechar dois a três

contratos de cinema, o que foi muito bom

para o nosso negócio.

Isso está relacionado, em parte, à re-

cente lei que determinou a exibição de

con-

teúdo nacional

por canais a cabo. Outro

belo estímulo foram os núcleos criativos da

Ancine (Agência Nacional do Cinema), uma

forma bem interessante de o mercado fi-

nanciar novos projetos. Quanto aos valores

pagos, isso não depende apenas do autor

ou título, mas do projeto em si: orçamento,

formato, desdobramentos possíveis etc.”

Josélia Aguiar, no seu artigo

A página vi-

rada na tela

(publicado no jornal

Valor Eco-

nômico

em 29/1/2016), deu vários exem-

plos de obras negociadas. Foi o caso de

Quarenta Dias

, de Maria Valéria Rezende,

vencedor do prêmio Jabuti, e de

Das Pa-

redes, Meu Amor, os Escravos Nos Contem-

plam

, de Marcelo Ferroni, que foram contra-

tados por Rodrigo Teixeira, da RT Features.

O

SETOR EDITORIAL

ENCONTRA

AS SUAS RECEITAS VENDENDO

CONTEÚDO PARA O

CINEMA E A TV

Toda essa procura por

conteúdo nacional

coincide como

surgimento de uma

geração de escritores

que têm vocação

ou pelomenos

curiosidade como

audiovisual.

SETOR EDITORIAL

Malu Gaspar, que escreveu

Tudo ou Nada

, vendeu o seu

livro para a Morena Filmes.

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C R I ÁT I C A

T U D O S O B R E E C O N O M I A C R I A T I V A