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P&P

O

perfil do consumidor brasileiro está

em uma veloz transformação. Quase

55% da população brasileira, que já

passou de 208 milhões de pessoas, aces-

sa a Internet (dez anos atrás eram cerca de

20%). Atualmente, oito em cada dez pessoas

têm dispositivos móveis. Dessa maneira,

podem recorrer a ferramentas de compara-

ção de preço dos produtos, ler resenhas e

informar-se de muita coisa em redes sociais

antes de executar suas compras. Esses

comportamentos tornaram-se triviais. No

setor de tecnologia, por exemplo, 82% dos

consumidores pesquisaram na

Web

antes de

adquirir produtos e serviços.

A comunicação adequada e criativa com

o público passou a ser

indispensável

à com-

petitividade das organizações. É por isso que,

para alcançar esse objetivo, muitas empresas

passaram a investir na

produção de conteúdo

.

Uma saída para atrair o consumidor digi-

tal é por meio do

marketing

de conteúdo.

Ele é uma das estratégias do

marketing

digi-

tal (as outras seis são marketing de mídias

sociais, viral e por

e-mail

, publicidade

on-line

,

pesquisa

on-line

e monitoramento). A Editora

DVS acabou de adquirir os direitos para a tra-

dução dos livros de Joe Pulizzi,

Epic Content

Marketing

e

Content Inc

., nos quais se ensi-

na como proceder para contar uma história

de forma que interesse o cliente, sem vender

nada diretamente para ele, mas atendendo

às suas necessidades...

Joe Pulizzi define

marketing

de conteúdo da seguinte forma: “É

o

marketing

e processo de negócio para criar e distribuir um conteú-

do valioso e estimulante que permita atrair, conquistar e engajar uma

audiência-alvo claramente definida e compreendida – com o objetivo

de orientar uma ação proveitosa para o cliente.” Em outras palavras,

pode-se dizer também que

marketing

de conteúdo é o processo de

desenvolvimento e compartilhamento de conteúdo relevante, valioso e

engajador para uma audiência-alvo com o intuito de obter novos clien-

tes ou aumentar os negócios a partir dos clientes existentes.

As empresas (marcas), ao se comunicarem com seus clientes e

prospects

(clientes potenciais) buscam informar e/ou entreter. Nesse

sentido há quatro possíveis caminhos ou escolhas. Inicialmente, uma

organização pode informar e auxiliar os seus clientes a viveremmelhor,

acharem melhores empregos ou serem mais bem-sucedidos no que

fazem agora. Uma outra opção que ela pode seguir é a de entreter e

começar assim a construir uma conexão emocional com seus clientes.

Essa duas escolhas ajudam muito a criar uma legião de adeptos. Uma

terceira alternativa é a de desenvolver um conteúdo amorfo ou um

tanto “embaçado”, que não permite mover nem uma agulha... Esse é

um conteúdo que possivelmente é apenas promocional. Poderia ser

também um conteúdo que inclusive é útil ou divertido, entretanto, de-

vido à sua qualidade, consistência ou temas apresentados, é ignorado

pelos seus clientes.

A quarta estratégia poderia se a de gastar dinheiro no

marketing

tradicional, tal como a mala direta, a propaganda paga etc. Não há

nada de muito errado com essas atividades, porém quem aprender

a valer-se do

marketing

de conteúdo gastará muito menos e terá um

retorno muito maior no que se refere à conquista do cliente.

Observação importante

– Se você quer aprender como desenvol-

ver um

marketing

de conteúdo épico, entre em contato com a Editora

DVS, pois o consultor Victor Mirshawka Jr. poderá oferecer-lhe um

treinamento valendo-se dos ensinamentos que estão nos dois livros

de Joe Pulizzi.

MARKETING

DE CONTEÚDO

É ESSENCIAL PARA SE CRIAR

NEGÓCIOS BEM-SUCEDIDOS!!!

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J A N E I R O / F E V E R E I R O 2 0 1 6