P&P
O
perfil do consumidor brasileiro está
em uma veloz transformação. Quase
55% da população brasileira, que já
passou de 208 milhões de pessoas, aces-
sa a Internet (dez anos atrás eram cerca de
20%). Atualmente, oito em cada dez pessoas
têm dispositivos móveis. Dessa maneira,
podem recorrer a ferramentas de compara-
ção de preço dos produtos, ler resenhas e
informar-se de muita coisa em redes sociais
antes de executar suas compras. Esses
comportamentos tornaram-se triviais. No
setor de tecnologia, por exemplo, 82% dos
consumidores pesquisaram na
Web
antes de
adquirir produtos e serviços.
A comunicação adequada e criativa com
o público passou a ser
indispensável
à com-
petitividade das organizações. É por isso que,
para alcançar esse objetivo, muitas empresas
passaram a investir na
produção de conteúdo
.
Uma saída para atrair o consumidor digi-
tal é por meio do
marketing
de conteúdo.
Ele é uma das estratégias do
marketing
digi-
tal (as outras seis são marketing de mídias
sociais, viral e por
, publicidade
on-line
,
pesquisa
on-line
e monitoramento). A Editora
DVS acabou de adquirir os direitos para a tra-
dução dos livros de Joe Pulizzi,
Epic Content
Marketing
e
Content Inc
., nos quais se ensi-
na como proceder para contar uma história
de forma que interesse o cliente, sem vender
nada diretamente para ele, mas atendendo
às suas necessidades...
Joe Pulizzi define
marketing
de conteúdo da seguinte forma: “É
o
marketing
e processo de negócio para criar e distribuir um conteú-
do valioso e estimulante que permita atrair, conquistar e engajar uma
audiência-alvo claramente definida e compreendida – com o objetivo
de orientar uma ação proveitosa para o cliente.” Em outras palavras,
pode-se dizer também que
marketing
de conteúdo é o processo de
desenvolvimento e compartilhamento de conteúdo relevante, valioso e
engajador para uma audiência-alvo com o intuito de obter novos clien-
tes ou aumentar os negócios a partir dos clientes existentes.
As empresas (marcas), ao se comunicarem com seus clientes e
prospects
(clientes potenciais) buscam informar e/ou entreter. Nesse
sentido há quatro possíveis caminhos ou escolhas. Inicialmente, uma
organização pode informar e auxiliar os seus clientes a viveremmelhor,
acharem melhores empregos ou serem mais bem-sucedidos no que
fazem agora. Uma outra opção que ela pode seguir é a de entreter e
começar assim a construir uma conexão emocional com seus clientes.
Essa duas escolhas ajudam muito a criar uma legião de adeptos. Uma
terceira alternativa é a de desenvolver um conteúdo amorfo ou um
tanto “embaçado”, que não permite mover nem uma agulha... Esse é
um conteúdo que possivelmente é apenas promocional. Poderia ser
também um conteúdo que inclusive é útil ou divertido, entretanto, de-
vido à sua qualidade, consistência ou temas apresentados, é ignorado
pelos seus clientes.
A quarta estratégia poderia se a de gastar dinheiro no
marketing
tradicional, tal como a mala direta, a propaganda paga etc. Não há
nada de muito errado com essas atividades, porém quem aprender
a valer-se do
marketing
de conteúdo gastará muito menos e terá um
retorno muito maior no que se refere à conquista do cliente.
Observação importante
– Se você quer aprender como desenvol-
ver um
marketing
de conteúdo épico, entre em contato com a Editora
DVS, pois o consultor Victor Mirshawka Jr. poderá oferecer-lhe um
treinamento valendo-se dos ensinamentos que estão nos dois livros
de Joe Pulizzi.
MARKETING
DE CONTEÚDO
É ESSENCIAL PARA SE CRIAR
NEGÓCIOS BEM-SUCEDIDOS!!!
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J A N E I R O / F E V E R E I R O 2 0 1 6