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MÚSICA

U

ma incrível marca foi alcançada nos

Estados Unidos da América (EUA) em

2016, ou seja, os serviços de

strea-

ming

de música alcançaram mais um gran-

de nível. No relatório divulgado em 23 de

março de 2016 pela Recording Industry

Association of America (RIAA), a organiza-

ção que concentra as grandes gravadoras

norte-americanas, plataformas como Spo-

tify, Apple Music e Pandora,

superaram

o

download

digital em faturamento em 2015,

fazendo do

streaming

a

forma líder

de arre-

cadação na indústria fonográfica dos EUA.

Com crescimento de 29% em 2015, o

streaming

arrecadou US$ 2,41 bilhões – o

equivalente a 34,3% do faturamento. Já os

downloads

digitais tiveram queda 10% em

2015, alcançando a US$ 2,3 bilhões (34%

do setor). Enquanto isso, as vendas de mú-

sica em formato físico caíram 10%, para

US$ 2 bilhões. Ao todo, o mercado cresceu

bem pouco, ou seja, algo próximo de 0,9%,

faturando

US$ 7 bilhões em 2015

.

O presidente da RIAA, Cary Sherman,

comentou: “O setor de música agora é um

negócio digital

, sendo que mais de 70% de

sua receita é proveniente de uma ampla va-

riedade de plataformas e formatos digitais.

Os formatos digitais têm a posição mais

destacada no setor de música, em termos

de participação da sua receita, do que em

qualquer outro setor.”

Saliente-se que quem puxou o cresci-

mento do mercado de

streaming

foi o au-

mento do número de usuários pagos: sendo

que em 2015, as assinaturas de serviços

de

streaming

nos EUA cresceram 40%, sal-

tando de 7,7 milhões de assinantes para

10,8 milhões. Ao todo, US$ 1,2 bilhão foi

faturado com esse tipo de serviço, contra

US$ 385 milhões de receitas vindas de

anúncios inseridos entre as músicas nos

serviços de

streaming

. E nesse caso, esse

montante inclui também a receita gerada

por vídeos no YouTube.

Apesar de ser um número expressivo, a

receita de música com o apoio de anúncios

O GRANDE SUCESSO DA

BANDA INGLESA

COLDPLAY

A

banda inglesa Coldplay

se apresentou no Brasil

pela sexta vez. O primeiro

show

aconteceu em 7 de abril

de 2016, no Allianz Parque, em

São Paulo, superlotado e com

alguns milhares de fãs ficando

fora do estádio, mas permane-

cendo mesmo assim nos arre-

dores para conviver com o “ruí-

do musical” que chegava até

eles.

A banda inglesa, que can-

tava a dor e solidão nos seus

primeiros discos, nos idos dos

anos 2000, hoje vive da luz. De-

monstra agora que está radiante, brilhante, através de batidas

dançantes, acompanhadas de uma versão enfim feliz de Chris

Martin, seu líder e vocalista. Agora, ele passou para os fãs pau-

listanos e cariocas a mensagem de que devem se sentir como

ele, ou seja,

felizes

, e que há vida depois de alguma tormenta

como foi a dele, enfrentando um divórcio traumático.

foi superada em 2015 por um ramo bastante tradicional da in-

dústria fonográfica: o

vinil

. Em seu melhor ano desde 1998, os

LPs (

long plays

) tiveram alta de 32% no ano passado, faturando

US$ 416 milhões.

No Brasil, as receitas de

mercado de música

cresceram

10,6% em 2015, sendo que o mercado digital (

downloads

,

strea-

ming

e telefonia móvel) cresceu

45%

, segundo dados da Asso-

ciação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD), divulgados

em 12/4/2016. O número que mais impressionou foi o cresci-

mento nas receitas provenientes das assinaturas de serviços

de música por assinatura:

192%

. Dessa maneira, os usuários

que pagam mensalidades para uma plataforma (como o Spotify,

Apple Music ou Deezer) praticamente triplicaram de um ano para

outro. Por outro lado, as vendas físicas (CDs e DVDs) no Brasil,

no ano passado, caíram cerca de 19%, tendo sido respectiva-

mente para os CDs e DVDs, R$ 143,7 milhões e R$ 59 milhões.

STREAMING

ESTÁ

LIDERANDO OMERCADO

NORTE-AMERICANO!?!?

JONATHAN THORPE/JTHORPEPHOTO

Cary Sherman,

presidente

da RIAA.

A banda inglesa

Coldplay.

28

C R I ÁT I C A

T U D O S O B R E E C O N O M I A C R I A T I V A