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N
a segunda semana de março de
2016, foram disputadas cinco parti-
das do jogo GO entre o campeão mun-
dial, o sul-coreano Lee Sedol e o programa
de inteligência artificial (IA) do Google, deno-
minado Alpha Go.
O resultado foi: em quatro das cinco par-
tidas Se-dol perdeu para o sistema de IA,
o que de certa forma gerou um novo abalo,
pois não se acreditava até então que uma
máquina pudesse vencer os seres humanos
especializados no diabólico e complicado
jogo de tabuleiro Go.
O objetivo do Go, um jogo criado na China
há mais de 2500 mil anos é até bem sim-
ples: os jogadores devem, alternadamente,
colocar “pedras” brancas e pretas num ta-
buleiro de 19 linhas horizontais e 19 verti-
cais com o objetivo de
cercar
as peças dos
oponentes, além de evitar que suas próprias
peças sejam cercadas. Dominar o Go, entre-
tanto, exige prática contínua, assim como o
dom afinado de reconhecer padrões sutis no
arranjo das peças espalhadas pelo tabuleiro.
Porém um grupo de pesquisadores do
Google conseguiu demonstrar que as habi-
lidades necessárias para dominar o Go
não
são exclusivamente humanas
. Inicialmente,
o seu programa de computador AlphaGo
derrotou o campeão europeu do jogo, Fan
Hui, nos cinco jogos disputados e, em segui-
da, o campeão mundial Lee Sedol.
O Alpha Go foi desenvolvido pela empre-
sa Deep Mind, subsidiária do Google, e o
seu fundador Denis Hassabis comentou:
“Os jogos contra Se-dol, um oponente de
muito talento, foram certamente os mais
incríveis da história, inclusive como o com-
putador soube aproveitar quaisquer erros
cometidos por ele. Agora queremos aper-
feiçoar mais ainda esse programa para que
ele possa ajudar os seres humanos a resol-
ver alguns dos problemas mais prementes
da sociedade, de diagnósticos médicos a
modelos climáticos.”
Por seu turno, o campeão mundial Lee Sedol, após o término
da competição, disse: “Essa derrota me fez questionar a criativi-
dade humana frente a uma máquina. Quando vi os movimentos do
AlphaGo, fiquei pensando se as jogadas que eu aprendi eram as
corretas. Acredito que preciso estudar mais o jogo, mas receio que
mesmo assim não vencerei o Alpha Go!!!”
Os pesquisadores que construíram o AlphaGo usaram um mé-
todo de aprendizado de máquinas conhecido como
deep learning
(“aprendizagem profunda”) combinado com outra técnica de simu-
lação para modelagem de potenciais movimentos feitos pelos jo-
gadores.
Duas grandes redes de
deep learning
foram usadas no AlphaGo:
uma aprendeu a prever o próximo movimento e a outra a antecipar
o resultado de diferentes disposições no tabuleiro. As duas redes
foram combinadas usando um algoritmo convencional para antever
possíveis movimentos no jogo.
O objetivo principal foi capacitar o AlphaGo a reduzir o espaço de
pesquisa para algo mais controlável. Com essa abordagem tornou-
-se o programa mais “humano”!?!?
Mas saber que através da IA pode-se também dominar o Go, ou
seja, vencer qualquer se humano que queira competir com o Alpha
Go está nos levando a uma certa
angústia existencial, não é?
PROGRAMA DO GOOGLE
VENCE O CAMPEÃO
MUNDIAL DO JOGO
GO
!!!
O campeão mundial no jogo Go,
Lee Sedol, foi derrotado pelo
programa Alpha Go do Google.
REUTERS/GOOGLE/YONHAP
REUTERS/GOOGLE/YONHAP
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C R I ÁT I C A
T U D O S O B R E E C O N O M I A C R I A T I V A