Table of Contents Table of Contents
Previous Page  34 / 44 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 34 / 44 Next Page
Page Background

SOFTWARE

N

a segunda semana de março de

2016, foram disputadas cinco parti-

das do jogo GO entre o campeão mun-

dial, o sul-coreano Lee Sedol e o programa

de inteligência artificial (IA) do Google, deno-

minado Alpha Go.

O resultado foi: em quatro das cinco par-

tidas Se-dol perdeu para o sistema de IA,

o que de certa forma gerou um novo abalo,

pois não se acreditava até então que uma

máquina pudesse vencer os seres humanos

especializados no diabólico e complicado

jogo de tabuleiro Go.

O objetivo do Go, um jogo criado na China

há mais de 2500 mil anos é até bem sim-

ples: os jogadores devem, alternadamente,

colocar “pedras” brancas e pretas num ta-

buleiro de 19 linhas horizontais e 19 verti-

cais com o objetivo de

cercar

as peças dos

oponentes, além de evitar que suas próprias

peças sejam cercadas. Dominar o Go, entre-

tanto, exige prática contínua, assim como o

dom afinado de reconhecer padrões sutis no

arranjo das peças espalhadas pelo tabuleiro.

Porém um grupo de pesquisadores do

Google conseguiu demonstrar que as habi-

lidades necessárias para dominar o Go

não

são exclusivamente humanas

. Inicialmente,

o seu programa de computador AlphaGo

derrotou o campeão europeu do jogo, Fan

Hui, nos cinco jogos disputados e, em segui-

da, o campeão mundial Lee Sedol.

O Alpha Go foi desenvolvido pela empre-

sa Deep Mind, subsidiária do Google, e o

seu fundador Denis Hassabis comentou:

“Os jogos contra Se-dol, um oponente de

muito talento, foram certamente os mais

incríveis da história, inclusive como o com-

putador soube aproveitar quaisquer erros

cometidos por ele. Agora queremos aper-

feiçoar mais ainda esse programa para que

ele possa ajudar os seres humanos a resol-

ver alguns dos problemas mais prementes

da sociedade, de diagnósticos médicos a

modelos climáticos.”

Por seu turno, o campeão mundial Lee Sedol, após o término

da competição, disse: “Essa derrota me fez questionar a criativi-

dade humana frente a uma máquina. Quando vi os movimentos do

AlphaGo, fiquei pensando se as jogadas que eu aprendi eram as

corretas. Acredito que preciso estudar mais o jogo, mas receio que

mesmo assim não vencerei o Alpha Go!!!”

Os pesquisadores que construíram o AlphaGo usaram um mé-

todo de aprendizado de máquinas conhecido como

deep learning

(“aprendizagem profunda”) combinado com outra técnica de simu-

lação para modelagem de potenciais movimentos feitos pelos jo-

gadores.

Duas grandes redes de

deep learning

foram usadas no AlphaGo:

uma aprendeu a prever o próximo movimento e a outra a antecipar

o resultado de diferentes disposições no tabuleiro. As duas redes

foram combinadas usando um algoritmo convencional para antever

possíveis movimentos no jogo.

O objetivo principal foi capacitar o AlphaGo a reduzir o espaço de

pesquisa para algo mais controlável. Com essa abordagem tornou-

-se o programa mais “humano”!?!?

Mas saber que através da IA pode-se também dominar o Go, ou

seja, vencer qualquer se humano que queira competir com o Alpha

Go está nos levando a uma certa

angústia existencial, não é?

PROGRAMA DO GOOGLE

VENCE O CAMPEÃO

MUNDIAL DO JOGO

GO

!!!

O campeão mundial no jogo Go,

Lee Sedol, foi derrotado pelo

programa Alpha Go do Google.

REUTERS/GOOGLE/YONHAP

REUTERS/GOOGLE/YONHAP

34

C R I ÁT I C A

T U D O S O B R E E C O N O M I A C R I A T I V A