rá
baixar no celular um filme de 2 hora em
apenas 15 s
.
Foi com esse apelo que fabricantes de
chips
e gigantes de infraestrutura iniciaram
uma corrida de patentes e lançamentos de
equipamentos já de olho no próximo degrau
tecnológico, o 5G.
Enquanto a quarta geração (4G) de tele-
fonia móvel cresce cercada de desafios de
cobertura em todo o mundo, o novo padrão
vai permitir conectar qualquer tipo de pro-
duto à Internet, e não apenas telefones ce-
lulares e computadores.
A rede 5G vai começar a ser implemen-
tada de forma tímida ainda em 2017 em
países como Japão, Coreia do Sul e Esta-
dos Unidos da América (EUA). Essa nova
tecnologia permtirá velocidades de até 20
gigabits
por segundo (Gbps), sendo que
um
gigabit
corresponde a mil
megabits
por
segundo
(Mbps).
O 4G já trafega em 40 Mbps em alguns
países, porémno Brasil alcança até 15Mbps.
Nesse MWC de 2017, ao contrário dos últi-
mos anos, não foram os potenciais concor-
rentes do
iPhone
que brilharam. As verda-
deiras estrelas foram celulares um pouco
mais baratos – como o novo
MotoG
–, mas
que apresentaram alguns recursos sofistica-
dos de
smartphones premium
.
Seja apresentando um acabamento de
plástico, melhorando a qualidade da câme-
ra, ou até apostando no leitor de impressão digital, os fabricantes
foram transformando os aparelhos medianos para que pudessem
competir com os mais sofisticados do mercado, e, assim, alavancar
suas vendas.
Porém, a despeito dessas modernizações nos celulares e nos ro-
bôs com inteligência artificial – como foi o caso da máquina de café
que ajuda o cliente a escolher a bebida –, foram os
carros do futuro
que roubaram a cena no
MWC
.
Assim, automóveis com processadores de celular embarcados,
veículos operados remotamente e orientados commovimentos pro-
gramados previamente por meio de um relógio de pulso foram al-
gumas das
novidades
apresentadas pelas montadoras em parceria
com empresas de tecnologia, operadoras e aplicativos de mapas.
E essas novidades tendem a chegar rápido no Brasil. Isso por-
que a partir de 2018, todos os carros vão sair das fábricas já com
chips
embutidos, permitindo uma maior interação com celulares e
tablets
, por meio de recursos como localização, monitoramento de
combustível e calendário de revisões.
Essa previsão foi feita pela Qualcomm, a maior fabricante de pro-
cessadores do mundo. Aliás, no evento, essa empresa norte-ameri-
cana fechou uma parceria global com a empresa alemã Volkswagen
e, em breve, fará o mesmo com as famosas Audi e Peugeot, para
tornar seus veículos mais inteligentes.
Rafael Steinhauser, presidente da Qualcomm para a América La-
tina, comunicou: “A partir de 2018 todos os carros no Brasil já serão
inteligentes (!?!?), pois já sairão da fábrica assim. E nos próximos
anos, vamos ter isso numa diversidade de carros, como os coletivos,
os privados, todos conectados!!!”
Por seu turno, Elon Musk, presidente-executivo da Tesla, uma fa-
bricante norte-americana de carros inteligentes, antecipou de forma
jocosa:
“Em breve, andar de carro será como andar de elevador,
sem motorista, num processo automatizado!!!”
Cada ano, dezenas de milhares de repórteres, analistas e homens de negócios comparecem ao
MWC
, como nesse de 2017.
P&D
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