Table of Contents Table of Contents
Previous Page  29 / 42 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 29 / 42 Next Page
Page Background

Na realidade, Brian Krzanich – presiden-

te executivo da Intel –, explicou: “Essa tran-

sação será responsável por unir os olhos do

carro autônomo – o sistema desenvolvido

pela Mobileye – ao cérebro inteligente que,

de fato, dirige esse carro, ou seja, os nossos

chips

!!!”

Com essa aquisição a Intel vai acirrar

ainda mais a disputa com outras gran-

des fabricantes de processadores, como a

Qualcomm – que em junho de 2016 com-

prou por US$ 47 bilhões a NXP, a principal

fabricante de

chips

para carros – e a NVidia.

De acordo com estimativas da Intel, o

mercado de carros autônomos deve al-

cançar algo próximo de US$ 75 bilhões até

2030.

Apesar de todo esse potencial, há quem

acredite que a Intel mirou num segmento

que está bem distante do principal foco de

seus negócios (!?!?), o que poderá repre-

sentar para a empresa um sério risco no

futuro.

Outro ponto de “inconformismo” por

parte de quem acompanhou o negócio foi

o alto valor pago pela aquisição da

start-up

israelense. Afinal, de acordo com o analis-

Da esquerda para

a direita, Brian

Krzanich, CEO da

Intel, Harald Krueger,

CEO da BMW e Amnon

Shashua, co-fundador,

presidente e CTO da

Mobileye NV.

ta Craig Ellis, da consultoria B. Riley, o valor

gasto corresponde a 21 vezes a receita es-

perada para a Mobileye em 2017.

Será que não foi uma transação absur-

damente cara?

Amnon Shashua

(esquerda) e Ziv Aviram.

29

M A R Ç O / A B R I L 2 0 1 7

“De acordo com estimativas

da Intel, o

mercado de

carros

autônomos deve

alcançar algo próximo de

US$ 75 bilhões até 2030

.”