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A despeito de tudo isso, o que mais im-

pressionou os especialistas foi a falta de so-

fisticação dos quadros falsos. Apesar de as

telas suspeitas terem a superfície alvejada

por respingos de tinta, exatamente como

fazia Pollock, as obras vendidas tinham

composições bem simplórias; as cores não

seguiam as estratégias cromáticas dos ori-

ginais e, inclusive, os materiais usados não

estavam de acordo com as datas em que as

verdadeiras telas teriam sido criadas.

A diretora do IFAR, Sharon Flescher,

alertou: “Todas essas obras de Jackson Pol-

lock que recentemente surgiram no merca-

do são falsas. Elas estão totalmente equi-

vocadas em termos de estilo e, além disso,

os materiais utilizados não conferem!?!?

Por exemplo, o papelão usado nas obras

datadas dos anos 1940, era novo e flexível

demais para ser daquela época.

Todas essas obras de

Jackson Pollock

que recentemente

surgiramno mercado são falsas

. Elas estão totalmente

equivocadas em termos de estilo e, alémdisso, os

materiais utilizados não conferem!?!? Por exemplo,

o papelão usado nas obras datadas dos anos 1940,

era novo e flexível demais para ser daquela época.

Todavia, o que naturalmente deveria

ter levantado suspeitas por parte dos cole-

cionadores que adquiriram esses quadros

foram os valores praticados. Alguns afir-

maram ter adquirido seus exemplares por

cerca de US$ 100 mil, o que é muito menos

que o praticado no mercado. Note-se que,

em 2006, uma tela de Pollock foi vendida

por US$ 165,4 milhões, o que a colocou en-

tre as mais valiosas do mercado de arte.

Mas, embora os valores pagos tenham

sido muito baixos, eles foram ao mesmo

tempo bastante elevados, uma vez que es-

ses quadros são comprovadamente falsos.

O mais incrível é que falsificadores sempre

tentaram copiar Pollock, por considerarem

que isso seria fácil. Essas pessoas, entre-

tanto, se enganaram, pois essa não é uma

tarefa nada fácil!!!”

J U L H O / A G O S T O / S E T E M B R O 2 0 1 7