Table of Contents Table of Contents
Previous Page  10 / 38 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 10 / 38 Next Page
Page Background

ENTRETENIMENTO

N

o dia 8 de março de 2018 estreou no

Teatro Alfa, em São Paulo, o espetácu-

lo

Peter Pan, o Musical

, com direção

de José Possi Neto. Essa foi a primeira mon-

tagem brasileira do original da Broadway,

em Nova York, apresentado em 1954, com

os ingressos variando entre R$ 50 e R$ 210.

O musical foi adaptado da obra do escri-

tor escocês James Matthew Barrie (1860-

1937), e conta a história de um garoto que

se recusa a crescer. Numa terra mágica cha-

mada

Neverland

(

Terra do Nunca

), Peter e

seus irmãos Wendy, John e Michael, en-

frentam um grupo de piratas liderado pelo

Capitão Gancho.

Tradicionalmente, por conta do registro

vocal e do tipo físico do personagem, Peter

Pan sempre foi interpretado por uma mu-

lher. De fato, a última vez que um homem

interpretou o papel foi em 1954. Agora, na

versão brasileira, o papel ficou a cargo do

ator Mateus Ribeiro que, com 24 anos e

1,67 m de altura, foi selecionado entre cer-

ca de 4.000 candidatos.

Mateus Ribeiro teve de se preparar mui-

to para interpretar o personagem e, neste

sentido, inspirou-se na primeira jovem a

encarnar Peter Pan, Cathy Rigby, uma acla-

mada ginasta. Assim, durante quase dois

anos o brasileiro fez aulas de ginástica artís-

tica, acordando às 5 h 30 min e praticando

cuidadosamente todos os movimentos que

realizaria no musical das 14 h às 22 h.

Todo esse esforço valeu à pena e foi bas-

tante útil para a execução não apenas dos

efeitos dos voos

– realizados com a ajuda

de cabos presos nas costas dos atores e

operados manualmente por seis pessoas

nas coxias ou nas duas laterais –, mas tam-

bém das danças e das lutas que acontecem

durante todo o

show

.

Mas não foi somente o ator principal

que precisou praticar para fazer parte do

elenco de

Peter Pan, o Musical

. O foco na

A TES CÊNICAS

PETER PAN

,

OMUSICAL,

UM ESPETÁCULO LUXUOSO!!!

10

C R I ÁT I C A

T U D O S O B R E E C O N O M I A C R I A T I V A