ENTRETENIMENTO
N
o dia 8 de março de 2018 estreou no
Teatro Alfa, em São Paulo, o espetácu-
lo
Peter Pan, o Musical
, com direção
de José Possi Neto. Essa foi a primeira mon-
tagem brasileira do original da Broadway,
em Nova York, apresentado em 1954, com
os ingressos variando entre R$ 50 e R$ 210.
O musical foi adaptado da obra do escri-
tor escocês James Matthew Barrie (1860-
1937), e conta a história de um garoto que
se recusa a crescer. Numa terra mágica cha-
mada
Neverland
(
Terra do Nunca
), Peter e
seus irmãos Wendy, John e Michael, en-
frentam um grupo de piratas liderado pelo
Capitão Gancho.
Tradicionalmente, por conta do registro
vocal e do tipo físico do personagem, Peter
Pan sempre foi interpretado por uma mu-
lher. De fato, a última vez que um homem
interpretou o papel foi em 1954. Agora, na
versão brasileira, o papel ficou a cargo do
ator Mateus Ribeiro que, com 24 anos e
1,67 m de altura, foi selecionado entre cer-
ca de 4.000 candidatos.
Mateus Ribeiro teve de se preparar mui-
to para interpretar o personagem e, neste
sentido, inspirou-se na primeira jovem a
encarnar Peter Pan, Cathy Rigby, uma acla-
mada ginasta. Assim, durante quase dois
anos o brasileiro fez aulas de ginástica artís-
tica, acordando às 5 h 30 min e praticando
cuidadosamente todos os movimentos que
realizaria no musical das 14 h às 22 h.
Todo esse esforço valeu à pena e foi bas-
tante útil para a execução não apenas dos
efeitos dos voos
– realizados com a ajuda
de cabos presos nas costas dos atores e
operados manualmente por seis pessoas
nas coxias ou nas duas laterais –, mas tam-
bém das danças e das lutas que acontecem
durante todo o
show
.
Mas não foi somente o ator principal
que precisou praticar para fazer parte do
elenco de
Peter Pan, o Musical
. O foco na
A TES CÊNICAS
PETER PAN
,
OMUSICAL,
UM ESPETÁCULO LUXUOSO!!!
10
C R I ÁT I C A
T U D O S O B R E E C O N O M I A C R I A T I V A