ARTESANATO
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C R I ÁT I C A
T U D O S O B R E E C O N O M I A C R I A T I V A
S
e atualmente, na era dos aviões a jato
comerciais, dos trens bala e dos luxuo-
sos transatlânticos, arrumar uma mala
para viagem é um ato banal e relativamente
simples, no final do século XIX e início do sé-
culo XX a história era bem diferente!!!
Empacotar toda a roupa necessária para
embarcar numa aventura pelo mundo em al-
gum navio a vapor ou num trem barulhento
era uma grande novidade e requeria vários
cuidados, além de implicar em gastos signi-
ficativos. Inicialmente, cabe ressaltar que o
vestuário era extremamente formal, bem so-
fisticado, todo costurado à mão e bem caro,
portanto, ninguém queria estragá-lo (um de-
sejo que obviamente ainda persiste).
Um nome que sempre procurou atender
a essa necessidade foi o de Louis Vuitton
(1821-1892), que aos 14 anos deixou sua fa-
mília na região de Jura, na França, e
viajou
a pé por dois anos
até chegar a Paris, onde
passou a ganhar a vida como empacotador.
Ele criou sua oficina de malas e bolsas em
1854. Como era um
artesão
muito talento-
so, ainda jovem Vuitton conquistou a fama
entre a elite parisiense e passou a ser re-
quisitado até para embalar as bagagens da
imperatriz Eugênia, sempre que ela preci-
sava acompanhar o marido Napoleão III em
suas andanças.
Vuitton soube inovar e aperfeiçoar seu
produto – a
mala
– primeiro adotando o re-
vestimento de uma lona impermeável e en-
cerada, criando assim o conceito “à prova
de água”. Posteriormente ele desenvolveu,
também de forma artesanal, os baús com
tampas retas – os famosos
malles plates
–,
mas fáceis de empilhar nos vagões de trem
e nos porões de navios. Esses baús subs-
tituíram os antigos modelos cujas tampas
eram abauladas.
Por conta das muitas novidades introdu-
zidas por Louis Vuitton, seus produtos co-
meçaram a ser imitados por toda a Europa.
Numa tentativa de impedir as falsificações,
Vuitton introduziu diferentes desenhos em
SERGIO MONTI PHOTOGRAPHY /
SHUTTERSTOCK.COMLOUIS VUITTON
,
UMNOTÁVEL ARTESÃO
A fachada da
Louis Vuitton
dentro da
Galleria Vittorio
Emanuele II , o
centro comercial
mais antigo de
Milão, na Itália.