Table of Contents Table of Contents
Previous Page  40 / 42 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 40 / 42 Next Page
Page Background

ENTRETENIMENTO

w

TURISM

VIDEOGAMES

M

uitas empresas ganharam grandes

somas de dinheiro com os negó-

cios relacionados a

videogames

,

sendo que duas delas com grande desta-

que foram a

Tencent

e a

Epic Games

.

A

Tencent

é uma gigante da tecnologia

que atua nas redes sociais, na informação,

no entretenimento e em outros setores,

como em plataforma educativa voltada para

cursos profissionais

on-line

, e no navegador

mais popular da China, e num aplicativo de

gerenciamento de segurança de celulares

etc. No final de 2018 ela estava avaliada em

algo próximo de US$ 600 bilhões.

Um fato é indiscutível: a Tencent se tor-

nou a maior empresa de

games

do mundo,

à frente de companhias poderosas como

Nintendo, Sony, Electronics Arts etc. E isso

não aconteceu por acaso, mas graças aos

seus

videogames

, como

League of Legen-

ds

,

Clash of Clans

e

Clash Royales

– gran-

des sucessos –, muito populares tanto nos

celulares quanto nos

tablets

,

notebooks

etc. Aliás, a Tencent também possui ações

em várias de suas concorrentes, como a

Ubisoft (dona do

Assassin’s Creed

); a Actvi-

sion-Blizzard (dona de

Call of Duty

e

World

of Warcraft

); da Epic Games (produtora do

Fortnite

) etc.

A Tencent foi fundada em 1998 e rapi-

damente conseguiu estreitar laços com

empresas ocidentais, ao mesmo tempo em

que aprendeu a fazer seus próprios jogos.

Atualmente, dos 20 principais

games

para

Android

no mercado chinês (que é enor-

me...) 11 foram criados ou distribuídos por

lá pela Tencent.

Acredita-se que em 2018 a empresa fa-

turou cerca de US$ 16 bilhões no mundo

e, para conseguir esse excelente resultado,

a estratégia foi interferir pouco no proces-

so criativo dos estúdios que possui ou nos

quais tem participação. Sua alta adminis-

tração acredita que é mais interessante

para a empresa incentivar a

criatividade

e ter retorno como investivadora do que

manter o controle em um único estúdio.

Todavia, a maior febre no campo dos

videogames

nos últimos tempos foi o jogo

Fortnite

, com o qual sua produtora, a

Epic

MUITO DINHEIRO

FOI GANHO COMOS

VIDEOGAMES

EM 2018!!!

O edifício sede da Tencent,

em Shenzhen, na China.

STREETVJ / SHUTTERSTOCK.COM

40

C R I ÁT I C A

T U D O S O B R E E C O N O M I A C R I A T I V A