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com inúmeros dispositivos divertidos e inte-

ressantes e, por isso, é nosso papel encon-

trar novas formas de engajar as pessoas

para que aprendam e sejam capazes de

aplicar o que aprenderam em suas rotinas.

Na aprendizagem,

Gamification

consiste

na utilização de mecânica, estética e pen-

samento baseado em

games

para engajar

pessoas, motivar a ação, promover a apren-

dizagem e resolver problemas. E tudo isso

de forma divertida. A diversão é um fator

extremamente importante e deve ocupar um

lugar de destaque na elaboração de uma s

o-

lução de aprendizagem.

O QUE PODEMOS APRENDER

A PARTIR DOS

GAMES

Aprender a partir de outras disciplinas

está na essência da

economia criativa

e podemos aprender muitas coisas úteis

e aplicáveis a partir dos

games

. Veja na

Tabela 1.

TANTAS OUTRAS COISAS

Os

games

nos oferecem um universo de

possibilidades quando nos permitimos

compreender como funcionam. Basta pen-

sar no

storytelling,

por exemplo. Os

games

em geral têm uma história que nos engaja,

que nos convida a mergulhar em um mun-

do onde podemos ser heróis com super

poderes inabaláveis que podem salvar o

mundo. Nós precisamos disso, queremos

ser únicos e especiais, queremos fazer a

diferença.

Nada como perder uma vida e conquistar

outra logo em seguida ou até mesmo pedir

uma vida emprestada a um amigo. Essa é

a magia que podemos criar para atingir dife-

rentes objetivos.

Aprendizagem é mudança de conduta,

muito mais do que algo momentâneo. E é

neste turbilhão de novidades e inovações

que precisamos promover mudanças de

conduta positivas para juntos construirmos

um mundo melhor. O

Gamification

pode ser

uma ferramenta poderosa na construção

deste mundo à medida que engajarmos as

pessoas em torno de objetivos comuns,

com metas claras e específicas em busca

de soluções que produzam impacto positivo

na aprendizagem e na sociedade.

Games

Soluções de aprendizagem

Meta

Todo

game

tem uma meta, um objetivo a ser alcançado. Assim deve ser

também sua solução de aprendizagem. Um objetivo claro facilita o enten-

dimento do que será aprendido, ou seja, o aprendiz sabe o que ganha por

aprender.

Regras

Quando entramos em um jogo, qualquer que seja, aceitamos as regras e

nos propomos a cumpri-las. O legal é que, em um jogo, as regras em geral

são construídas para que você não alcance o objetivo pelo caminho mais

óbvio. Isso faz com que você desenvolva estratégias novas e mais criativas.

Feedback

em

tempo real

Nada melhor que saber se estamos indo bem. Nos

games

há diversos me-

canismos (pontos, mudanças de fase, destravamento de conteúdos etc.)

que mostram a você como está indo o seu desempenho e isso é estimulan-

te. Experimente fazer o mesmo quando cria uma solução de aprendizagem.

Trabalho em

equipe

Especialmente quando jogamos em rede, aceitamos compartilhar com pes-

soas que sequer vimos e somos capazes de alcançar bons resultados. Crie

estruturas que favoreçam o trabalho em equipe e aumente sua probabilida-

de de sucesso.

Quero jogar

Em um

game

, você tem estresse, pressão do tempo e inúmeras outras

pressões. Entretanto, você escolhe jogar. A característica voluntária do jogo

é o “X” da questão. Precisamos criar um contexto, um propósito, uma razão

para o aprendizado. Assim, estimulamos a disposição para a participação e

maior engajamento. Experimente convidar em vez de convocar.

Tabela 1

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M A R Ç O / A B R I L 2 0 1 5