com inúmeros dispositivos divertidos e inte-
ressantes e, por isso, é nosso papel encon-
trar novas formas de engajar as pessoas
para que aprendam e sejam capazes de
aplicar o que aprenderam em suas rotinas.
Na aprendizagem,
Gamification
consiste
na utilização de mecânica, estética e pen-
samento baseado em
games
para engajar
pessoas, motivar a ação, promover a apren-
dizagem e resolver problemas. E tudo isso
de forma divertida. A diversão é um fator
extremamente importante e deve ocupar um
lugar de destaque na elaboração de uma s
o-
lução de aprendizagem.
O QUE PODEMOS APRENDER
A PARTIR DOS
GAMES
Aprender a partir de outras disciplinas
está na essência da
economia criativa
e podemos aprender muitas coisas úteis
e aplicáveis a partir dos
games
. Veja na
Tabela 1.
TANTAS OUTRAS COISAS
Os
games
nos oferecem um universo de
possibilidades quando nos permitimos
compreender como funcionam. Basta pen-
sar no
storytelling,
por exemplo. Os
games
em geral têm uma história que nos engaja,
que nos convida a mergulhar em um mun-
do onde podemos ser heróis com super
poderes inabaláveis que podem salvar o
mundo. Nós precisamos disso, queremos
ser únicos e especiais, queremos fazer a
diferença.
Nada como perder uma vida e conquistar
outra logo em seguida ou até mesmo pedir
uma vida emprestada a um amigo. Essa é
a magia que podemos criar para atingir dife-
rentes objetivos.
Aprendizagem é mudança de conduta,
muito mais do que algo momentâneo. E é
neste turbilhão de novidades e inovações
que precisamos promover mudanças de
conduta positivas para juntos construirmos
um mundo melhor. O
Gamification
pode ser
uma ferramenta poderosa na construção
deste mundo à medida que engajarmos as
pessoas em torno de objetivos comuns,
com metas claras e específicas em busca
de soluções que produzam impacto positivo
na aprendizagem e na sociedade.
Games
Soluções de aprendizagem
Meta
Todo
game
tem uma meta, um objetivo a ser alcançado. Assim deve ser
também sua solução de aprendizagem. Um objetivo claro facilita o enten-
dimento do que será aprendido, ou seja, o aprendiz sabe o que ganha por
aprender.
Regras
Quando entramos em um jogo, qualquer que seja, aceitamos as regras e
nos propomos a cumpri-las. O legal é que, em um jogo, as regras em geral
são construídas para que você não alcance o objetivo pelo caminho mais
óbvio. Isso faz com que você desenvolva estratégias novas e mais criativas.
Feedback
em
tempo real
Nada melhor que saber se estamos indo bem. Nos
games
há diversos me-
canismos (pontos, mudanças de fase, destravamento de conteúdos etc.)
que mostram a você como está indo o seu desempenho e isso é estimulan-
te. Experimente fazer o mesmo quando cria uma solução de aprendizagem.
Trabalho em
equipe
Especialmente quando jogamos em rede, aceitamos compartilhar com pes-
soas que sequer vimos e somos capazes de alcançar bons resultados. Crie
estruturas que favoreçam o trabalho em equipe e aumente sua probabilida-
de de sucesso.
Quero jogar
Em um
game
, você tem estresse, pressão do tempo e inúmeras outras
pressões. Entretanto, você escolhe jogar. A característica voluntária do jogo
é o “X” da questão. Precisamos criar um contexto, um propósito, uma razão
para o aprendizado. Assim, estimulamos a disposição para a participação e
maior engajamento. Experimente convidar em vez de convocar.
Tabela 1
21
M A R Ç O / A B R I L 2 0 1 5