CURIOSIDADES
E
stamos navegando cada vez mais fre-
neticamente no espaço virtual. E aí
uma enxurrada de estímulos dispersa
bastante nossa atenção e a nossa possi-
bilidade de adquirir conhecimentos, pois
estamos ficando cada vez mais
reféns da
superficialidade
. Estamos perdendo o
contexto e a nossa sensibilidade crítica.
Alguns acham que essa fragmentação
dos conteúdos pode transmitir certa sensa-
ção de liberdade e permite o acesso a mais
informações. Mas isso não é verdade, pois
a grande maioria delas não conseguimos
guardar para eventualmente construir refle-
xões mais profundas.
Vivemos na época do jornalismo cada vez
mais burocrático e até insosso; que se deve
provavelmente ao despreparo ou falta de co-
nhecimentos dos repórteres ou dos articulis-
tas. Mas é o
prestígio
de qualquer comuni-
cação (ou publicação), quando ela ilumina a
cena, é que constrói uma história verídica.
Assim, a apuração de mentiras de forma inade-
quada acaba sendo uma grave agressão à éti-
ca e à qualidade informativa. Matérias previa-
mente decididas em guetos sectários buscam
a cumplicidade da imparcialidade aparente!!!
A DISPERSÃO DA
INTELIGÊNCIAHUMANA
NO
OCEANO DE INFORMAÇÕES
A decisão de ouvir o outro lado com fre-
quência não é honesta, não se fundamenta na
verdade, mas mesmo assim vale-se dos arti-
fícios que transmitem uma ideia de isenção,
quando de fato a imparcialidade é uma
ficção
.
E como bem disse Carlos Alberto di Fran-
co no seu artigo
Jornalismo, alma e rigor
,
publicado no jornal o
O Estado de S. Paulo
(2/2/2015): “Sem um bom jornalismo pú-
blico, independente e qualificado, o futuro
da democracia é incerto e preocupante. O
valor dele se chama informação de alta qua-
lidade, talento, critério, ética, inovação.”
Caro leitor da
Criática
, qual é a sua opi-
nião sobre o que se tem escrito nos nossos
jornais e revistas, falado e mostrado nos
rádios e nos canais de televisão e enviado
para o mundo pela
Web
?
Você consegue confiar no que lê, ouve ou vê?Estamos perdendo o
contexto
e a nossa
sensibilidade crítica
17
M A R Ç O / A B R I L 2 0 1 5