ELONMUSK
, EMPREENDEDOR
NOTÁVEL, ESTÁ INVESTINDO
EM
CARROS ELÉTRICOS
E
lon Musk apostou no carro elétrico quan-
do era evidente o desprezo da indústria
automobilística tradicional por essa tec-
nologia. Para começar a entender essa mu-
dança, basta notar que o valor de mercado da
sua empresa, Tesla Motors, multiplicou-se por
seis nesses últimos dois anos. Ele está traba-
lhando duro para alcançar a meta de vender
500 mil veículos por ano até 2020, bem mais
que os 90 carros que vendeu por dia no tercei-
ro trimestre de 2014.
Declarou Elon Musk: “Eu sou um nano-
-gerente, ou seja, alguém que se preocupa
com todos os detalhes operacionais nos
meus projetos. Por isso, preciso trabalhar
cerca de 100 h por semana.” Aliás, isso ele
faz desde que vendeu o seu primeiro carro
elétrico, o
Tesla Roadster
, em
2008
.
Aí vai uma rápida história desse notável
empreendedor está chegando aos 44 anos.
Em 1999, com 28 anos, Elon Musk ven-
deu uma firma de
software
de mapas por
US$ 307 milhões, embolsando US$ 22 mi-
lhões. Em 2002, ganhou uma imensa bolada
com a venda do PayPal para o eBay por US$
14 bilhões, quando fundou a Space X. Em
2004, investiu na Tesla e se tornou o pre-
coce presidente do conselho da montadora.
Em 2008, o foguete
Falcon 1
foi lançado com
sucesso. Em 2010, a Tesla abriu seu capital.
Em 2012, a Tesla entrega ao mercado o seu
primeiro sedã
Model S
. Em 2014, Space X
ganhou um contrato de US$ 2,6 bilhões com
a NASA (National Aeronautics and Space Ad-
EMPREENDEDORISMO
ministration) para enviar astronautas à Esta-
ção Espacial Internacional.
A Tesla já escolheu um novo local para
sua “gigafábrica” no valor de US$ 5 bilhões.
O valor de mercado da empresa de Elon
Musk atingiu US$ 30 bilhões. Elon Musk ex-
plica: “De fato sou exigente, principalmente
sem razão. Acho que o meu maior defeito é
que demito as pessoas tarde demais e não
cedo demais!!!”
Elon Musk junto ao
seu carro da Tesla.
22
C R I ÁT I C A
T U D O S O B R E E C O N O M I A C R I A T I V A