F
inalmente, a Apple obteve patente so-
bre um
headset
(fone) que transforma o
iPhone
em tela posicionada diante dos
olhos, o que despertou especulações de que
a companhia pode estar se preparando para
concorrer com
Oculus Rift
,
Samsung Gear VR
e
Google Cardboad
no mercado da
realidade
virtual
.
Essa patente obtida para uma “tela com
apoio na cabeça”, a ser usada para “acesso a
mídia”, se segue à publicação de anúncios de
emprego na Apple para engenheiros com ex-
periência no desenvolvimento de aplicativos
de realidade virtual.
A patente é o mais recente projeto de de-
senvolvimento da Apple a ser revelado após
as publicações que relataram, no início de
fevereiro de 2015, sobre a existência de um
laboratório secreto
de desenvolvimento da
Apple para produtos automotivos – e que no
futuro pode resultar no
lançamento
de um
carro elétrico
.
A Apple é uma das poucas grandes fabri-
cantes de
smartphone
que ainda não tinha
lançado um produto para o segmento de rea-
lidade virtual, que vem atraindo atenção refor-
çada desde que o Facebook adquiriu a
Oculus
VR
em 2014, por US$ 2 bilhões, mas cujos
produtos ainda não granjearam grande ade-
são de consumidores.
O Google lançou seu
headset Cardoard
em
2014 e planeja em 2015 lançar uma versão
baseada no brinquedo
View-Master
, da Mattel.
O
Samsung Gear VR
, que usa o Galaxy
Note 4 como tela e foi desenvolvido em parceria com a Oculus, chegou
às lojas da rede norte-americana Best Buy em janeiro de 2015.
A LG anunciou, no início de fevereiro de 2015, que distribuiria gra-
tuitamente um visor de realidade virtual para os compradores de seu
novo celular G3. Já a Sony está estudando usar a tecnologia em
video-
games
por meio de periférico planejado para o
PlayStation 4
.
As imagens que acompanham a patente da Apple mostram um
iPhone
afixado a um
headset
apoiado sobre nariz e orelhas e que pode
ser usado como óculos.
Um sistema muito parecido, também baseado em um
smartphone
,
já está em uso no
Samsung Gear VR
e no
Google Cardboard
, mas o pe-
dido de patente da Apple foi apresentado em 2008, muito antes que
a Oculus revivesse o interesse pela realidade virtual ao levantar US$
2,4 milhões em 2012.
Jonathan Ive, vice-presidente de
design
da Apple, numa entrevista
para a revista
The New Yorker
, descartou a ideia de
headsets
como
Google Glass
. Para ele, o rosto era “o lugar errado” para tecnologia de
uso cotidiano.
Por outro lado, o analista da empresa Creative Strategies, Ben Ba-
jarin, explicou: “A Apple tem por hábito solicitar muitas patentes que
podem ser usadas para melhorar um produto existente, e não neces-
sariamente para criar algo novo. A sua administração sempre está
pensando no que virá dentro de 20 ou 30 anos, e não daqui um ano
ou dois!”
PATENTE
APPLE CONSEGUE A PATENTE
DE
REALIDADE VIRTUAL
“A Apple tempor hábito solicitar muitas
patentes
que podem ser usadas para
melhorar
um produto existente
, e não necessariamente
para criar algo novo. A sua administração
sempre está pensando
no que virá dentro de
20 ou 30 anos
, e não daqui um ano ou dois!”
PERSUASÃO
C
omo a
persuasão
é o ingrediente
mágico que ajuda as pessoas a pro-
gredirem nas suas profissões e nos
seus negócios, bem como garantir relações
pessoais felizes e duradouras, a resposta
para a pergunta provocação é
sim
!!!
De fato, a persuasão é a habilidade fun-
damental dos indivíduos mais bem-sucedi-
dos que conseguem com que as pessoas
façam para alguém o que ele de fato deseja
e que isso não seja um
acidente,
tampou-
co uma
coincidência.
Pois é, para tornar-se um especialista em
como persuadir, uma boa maneira, valendo-
-se do
“método de aprender a aprender”
é ler com atenção o livro
Máxima Influência
– As 12 Leis Universais de Persuasão Efetiva
(Editora DVS) escrito por Kurt W. Mortensen.
Eis aí as suas 12 leis de persuasão:
1
ª
Lei – Conectividade:
Quanto mais
alguém se sente conectado ou semelhante
a você, e querido ou atraído por você, mais
persuasivo você se torna.
2
ª
Lei – Envolvimento:
Quanto mais
você engajar os cinco sentidos de uma pes-
soa, envolvendo-a mental e fisicamente, e
criar a atmosfera certa para a persuasão,
mais eficaz e convincente se mostrará.
3
ª
Lei – Estima:
Todos os seres huma-
nos precisam de elogios, reconhecimento e
aceitação, e precisam muito disso.
Portanto, em um processo de persua-
são, as pessoas agirão e se comportarão
de um modo específico para validarem os
cumprimentos recebidos.
4
ª
Lei – Obrigação ou reciprocidade:
Quando alguém faz algo por nós, sentimos
uma forte necessidade de retornar o favor,
ou seja, há uma compulsão de retribuir.
5
ª
Lei – Dissonância:
As pessoas irão
naturalmente agir de uma maneira que seja
consistente com suas experiências e seus
compromissos.
6
ª
Lei – Embalagem verbal:
Quanto mais habilidoso você se
mostrar no uso da linguagem e das técnicas visuais, mais persua-
sivo será.
7
ª
Lei – Associação:
É fundamental saber valer-se dos
desen-
cadeadores mentais e as âncoras que irão gerar os sentimentos,
bem como as emoções e os pensamentos certos para criar um
ambiente persuasivo.
8
ª
Lei – Equilíbrio:
Lógica e a emoção devem se manter
mescladas e equilibradas.
As emoções desencadeiam ações, enquanto a lógica justifica o
acordo. A fusão adequada entre emoção e lógica fala tanto à parte
consciente quanto à porção inconsciente da mente, aumentando
sua habilidade de persuadir.
9
ª
Lei – Expectativa:
É vital usar a expectação para influenciar
e assim criar resultados, pois geralmente o que é projetado, acaba
se realizando. Somos muito influenciados ou
afetados quando al-
guém nos oferece duas opções diferentes, e em sequência.
11
ª
Lei – Validação social:
É indiscutível o desejo inato nas
pessoas de pertencerem a um certo grupo ou a uma maioria.
12
ª
Lei – Escassez:
Quanto mais escasso se torna um item,
mais aumenta o seu valor e mais as pessoas se tornam ávidas por
possuí-lo.
Pelo simples medo de perderem uma boa oportunidade, a es-
cassez leva as pessoas a tomarem atitudes rápidas.
Bem, o nosso conselho é leia logo o livro
Máxima Influência
de Kurt W. Mortensem para com isso, por si só, aprender a ser
mais influente, tornar-se de fato mais influente e começar a se
sentir mais influente, situando-se assim, entre os
3% das pessoas
que conseguem de certa forma orientar melhor o seu futuro
.
VOCÊ QUER APERFEIÇOAR A SUA
CAPACIDADE DE
PERSUASÃO
E A
SUA
INFLUÊNCIA
?
A persuasão é a
habilidade fundamental
dos indivíduos mais
bem-sucedidos
Um livro super recomendado para quem
quer ser um poderoso influenciador.
36
37
C R I ÁT I C A
T U D O S O B R E E C O N O M I A C R I A T I V A
M A I O / J U N H O 2 0 1 5