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F

inalmente, a Apple obteve patente so-

bre um

headset

(fone) que transforma o

iPhone

em tela posicionada diante dos

olhos, o que despertou especulações de que

a companhia pode estar se preparando para

concorrer com

Oculus Rift

,

Samsung Gear VR

e

Google Cardboad

no mercado da

realidade

virtual

.

Essa patente obtida para uma “tela com

apoio na cabeça”, a ser usada para “acesso a

mídia”, se segue à publicação de anúncios de

emprego na Apple para engenheiros com ex-

periência no desenvolvimento de aplicativos

de realidade virtual.

A patente é o mais recente projeto de de-

senvolvimento da Apple a ser revelado após

as publicações que relataram, no início de

fevereiro de 2015, sobre a existência de um

laboratório secreto

de desenvolvimento da

Apple para produtos automotivos – e que no

futuro pode resultar no

lançamento

de um

carro elétrico

.

A Apple é uma das poucas grandes fabri-

cantes de

smartphone

que ainda não tinha

lançado um produto para o segmento de rea-

lidade virtual, que vem atraindo atenção refor-

çada desde que o Facebook adquiriu a

Oculus

VR

em 2014, por US$ 2 bilhões, mas cujos

produtos ainda não granjearam grande ade-

são de consumidores.

O Google lançou seu

headset Cardoard

em

2014 e planeja em 2015 lançar uma versão

baseada no brinquedo

View-Master

, da Mattel.

O

Samsung Gear VR

, que usa o Galaxy

Note 4 como tela e foi desenvolvido em parceria com a Oculus, chegou

às lojas da rede norte-americana Best Buy em janeiro de 2015.

A LG anunciou, no início de fevereiro de 2015, que distribuiria gra-

tuitamente um visor de realidade virtual para os compradores de seu

novo celular G3. Já a Sony está estudando usar a tecnologia em

video-

games

por meio de periférico planejado para o

PlayStation 4

.

As imagens que acompanham a patente da Apple mostram um

iPhone

afixado a um

headset

apoiado sobre nariz e orelhas e que pode

ser usado como óculos.

Um sistema muito parecido, também baseado em um

smartphone

,

já está em uso no

Samsung Gear VR

e no

Google Cardboard

, mas o pe-

dido de patente da Apple foi apresentado em 2008, muito antes que

a Oculus revivesse o interesse pela realidade virtual ao levantar US$

2,4 milhões em 2012.

Jonathan Ive, vice-presidente de

design

da Apple, numa entrevista

para a revista

The New Yorker

, descartou a ideia de

headsets

como

Google Glass

. Para ele, o rosto era “o lugar errado” para tecnologia de

uso cotidiano.

Por outro lado, o analista da empresa Creative Strategies, Ben Ba-

jarin, explicou: “A Apple tem por hábito solicitar muitas patentes que

podem ser usadas para melhorar um produto existente, e não neces-

sariamente para criar algo novo. A sua administração sempre está

pensando no que virá dentro de 20 ou 30 anos, e não daqui um ano

ou dois!”

PATENTE

APPLE CONSEGUE A PATENTE

DE

REALIDADE VIRTUAL

“A Apple tempor hábito solicitar muitas

patentes

que podem ser usadas para

melhorar

um produto existente

, e não necessariamente

para criar algo novo. A sua administração

sempre está pensando

no que virá dentro de

20 ou 30 anos

, e não daqui um ano ou dois!”

PERSUASÃO

C

omo a

persuasão

é o ingrediente

mágico que ajuda as pessoas a pro-

gredirem nas suas profissões e nos

seus negócios, bem como garantir relações

pessoais felizes e duradouras, a resposta

para a pergunta provocação é

sim

!!!

De fato, a persuasão é a habilidade fun-

damental dos indivíduos mais bem-sucedi-

dos que conseguem com que as pessoas

façam para alguém o que ele de fato deseja

e que isso não seja um

acidente,

tampou-

co uma

coincidência.

Pois é, para tornar-se um especialista em

como persuadir, uma boa maneira, valendo-

-se do

“método de aprender a aprender”

é ler com atenção o livro

Máxima Influência

– As 12 Leis Universais de Persuasão Efetiva

(Editora DVS) escrito por Kurt W. Mortensen.

Eis aí as suas 12 leis de persuasão:

1

ª

Lei – Conectividade:

Quanto mais

alguém se sente conectado ou semelhante

a você, e querido ou atraído por você, mais

persuasivo você se torna.

2

ª

Lei – Envolvimento:

Quanto mais

você engajar os cinco sentidos de uma pes-

soa, envolvendo-a mental e fisicamente, e

criar a atmosfera certa para a persuasão,

mais eficaz e convincente se mostrará.

3

ª

Lei – Estima:

Todos os seres huma-

nos precisam de elogios, reconhecimento e

aceitação, e precisam muito disso.

Portanto, em um processo de persua-

são, as pessoas agirão e se comportarão

de um modo específico para validarem os

cumprimentos recebidos.

4

ª

Lei – Obrigação ou reciprocidade:

Quando alguém faz algo por nós, sentimos

uma forte necessidade de retornar o favor,

ou seja, há uma compulsão de retribuir.

5

ª

Lei – Dissonância:

As pessoas irão

naturalmente agir de uma maneira que seja

consistente com suas experiências e seus

compromissos.

6

ª

Lei – Embalagem verbal:

Quanto mais habilidoso você se

mostrar no uso da linguagem e das técnicas visuais, mais persua-

sivo será.

7

ª

Lei – Associação:

É fundamental saber valer-se dos

desen-

cadeadores mentais e as âncoras que irão gerar os sentimentos,

bem como as emoções e os pensamentos certos para criar um

ambiente persuasivo.

8

ª

Lei – Equilíbrio:

Lógica e a emoção devem se manter

mescladas e equilibradas.

As emoções desencadeiam ações, enquanto a lógica justifica o

acordo. A fusão adequada entre emoção e lógica fala tanto à parte

consciente quanto à porção inconsciente da mente, aumentando

sua habilidade de persuadir.

9

ª

Lei – Expectativa:

É vital usar a expectação para influenciar

e assim criar resultados, pois geralmente o que é projetado, acaba

se realizando. Somos muito influenciados ou

afetados quando al-

guém nos oferece duas opções diferentes, e em sequência.

11

ª

Lei – Validação social:

É indiscutível o desejo inato nas

pessoas de pertencerem a um certo grupo ou a uma maioria.

12

ª

Lei – Escassez:

Quanto mais escasso se torna um item,

mais aumenta o seu valor e mais as pessoas se tornam ávidas por

possuí-lo.

Pelo simples medo de perderem uma boa oportunidade, a es-

cassez leva as pessoas a tomarem atitudes rápidas.

Bem, o nosso conselho é leia logo o livro

Máxima Influência

de Kurt W. Mortensem para com isso, por si só, aprender a ser

mais influente, tornar-se de fato mais influente e começar a se

sentir mais influente, situando-se assim, entre os

3% das pessoas

que conseguem de certa forma orientar melhor o seu futuro

.

VOCÊ QUER APERFEIÇOAR A SUA

CAPACIDADE DE

PERSUASÃO

E A

SUA

INFLUÊNCIA

?

A persuasão é a

habilidade fundamental

dos indivíduos mais

bem-sucedidos

Um livro super recomendado para quem

quer ser um poderoso influenciador.

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C R I ÁT I C A

T U D O S O B R E E C O N O M I A C R I A T I V A

M A I O / J U N H O 2 0 1 5