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VIDEOGAMES

P

ode até ser pouco percebido, mas

uma das mídias de entretenimento

mais lucrativas do mundo, os

video-

games

, está conquistando espaço no mer-

cado valendo-se de uma das mais antigas

diversões: a

literatura

. Por exemplo, o jogo

Device 6

, vencedor do último Apple Design

Awards, evidencia essa nova vertente, que

encontra no Brasil o terceiro maior público

no planeta: 45 milhões de usuários.

Como acontece num romance, a trama

de

Device 6

se desenvolve em torno da pro-

tagonista Anna, que acorda desmemoriada

em um castelo e tenta descobrir como foi

parar ali. No decorrer de seis capítulos, o

game

mistura referências de Franz Kafka e

Lewis Carroll, usando o texto de maneira

criativa, com muitas frases se deslocando

na tela em diversos sentidos.

Apesar de ter sido criticado, o popular

game Dante’s Inferno

fundamenta-se na des-

crição de Dante Alighieri do tártaro em sua

Divina Comédia

.

Flávia Gasi, autora do livro

Videogames e

Mitologia,

destacou: “É muito interessante

notar que tanta gente procurou entrar em

contato com a mitologia grega de uma for-

ma mais minuciosa, pois muitos jogos se

referem a esse tema”.

Alice, a personagem mais famosa, ser-

viu de inspiração também para

American

McGee’s Alice

.

A história se passa depois

do fim de

Alice Através do Espelho

, último da

série de Lewis Carroll, quando um incêndio

destrói a casa da personagem e mata seus

pais. Com apenas sete anos de idade, Ali-

ce acaba sendo internada em um hospício

até reencontrar o coelho branco – ainda sob

tratamento – dez anos depois, que a leva de

volta para o País das Maravilhas.

Como outros exemplos, deve-se citar o

BioShock

(lançado em 2009), que valeu-se

dos conceitos desenvolvidos pela escritora

russo-americana Ayn Rand sobre liberdade

individual ao retratar uma sociedade aquá-

tica, e

The Binding of Isaac

, de 2011, ba-

seado na

Bíblia

, que causou polêmica no

lançamento ao mostrar uma mãe religiosa

atormentada por vozes que ordenam ela a

matar o filho.

Tudo isso mostra que a indústria de

vi-

deogames

também sabe que boas histórias

acabam rendendo muito, pois os seus jogos

tornam-se

sucessos

!!!

VIDEOGAMES

SE

INSPIRAM EM

BOA LITERATURA

Uma imagem do

game

Dante’s Inferno.

TURISMO

B

uenos Aires é uma das cidades mais

visitadas do mundo. Em 2014, 10,6

milhões de turistas visitaram Buenos

Aires, sendo que 30% dos 2,35 milhões de

estrangeiros que foram para a capital argen-

tina eram brasileiros.

É fácil entender a liderança do Brasil, pois

é o País próximo e gigante, com grande oferta

de voos para o país vizinho e, ainda, onde vi-

vem classes que recentemente melhoraram

o poder aquisitivo e perceberam em Buenos

Aires uma das boas oportunidades para sua

primeira viagem ao exterior

.

Em anos passados, a capital argentina

já recebeu mais visitantes do Brasil, como

foi o caso de 2010, quando mais de 800

mil turistas brasileiros foram a Buenos Ai-

res, porém isso deve se reverter.

Nos dois últimos anos, a Argentina viveu

um período de ampla diferença entre a cota-

ção do dólar oficial e a do paralelo. Boa par-

te dos turistas sabe, ou descobre quando

está no país, que tornou-se vantajoso trocar

o dinheiro no mercado paralelo. Atualmente,

as casas de câmbio pagam pelo dólar em

torno de 35% a mais do que os bancos; em

2014, essa diferença chegou a 60%, com

dias de pico de até 80%. Claro que essas

vantagens acabam se transferindo também

para a troca de outras moedas, como euros

e reais.

Questões como essa podem ser uma

das causas para os visitantes passarem a

deixar mais dinheiro na cidade de Buenos

Aires, onde o turismo responde por 69% do

Produto Interno Bruto (PIB).

O volume de dinheiro gasto por turistas

estrangeiros em Buenos Aires, em 2014,

subiu 6,3% em comparação com 2013. O

brasileiro é aquele que fica menos tempo na

cidade, mas é o que mais gasta. Em 2014, o

turista do Brasil dormiu, em média, 5,7 noi-

tes na capital argentina e gastou US$ 151,3

por dia, incluindo despesas com hotel.

Seja pela arquitetura, sua vida cultural,

entretenimento ao ar livre e suas milongas.

As livrarias e cafés charmosos, boa gastro-

nomia, ou facilidade de locomoção (os táxis

são bem mais baratos do que no Brasil...),

Buenos Aires é o tipo da cidade onde há

sempre um motivo para voltar.

Você não foi ainda para Buenos Aires?

Então mude isso imediatamente, progra-

me uma viagem, pois não vai se arrepender,

viu?

VOLTA A CRESCER O

TURISMO EM

BUENOS AIRES

O volume de dinheiro gasto por turistas

estrangeiros em Buenos Aires, em 2014,

subiu 6,3%

em comparação com 2013.

T PHOTOGRAPHY / SHUTTERSTOCK.COM

Uma vista noturna da

espetacular Buenos Aires.

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C R I ÁT I C A

T U D O S O B R E E C O N O M I A C R I A T I V A

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