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GASTRONOMIA

Q

uem compareceu à 2

ª

edição do cur-

so Paladar de Alta Performance, que

ocorreu no auditório do Museu da

Imagem e do Som (MIS), ouviu os “conse-

lhos” dos donos dos melhores restaurantes

e bares da cidade de São Paulo.

Assim o sócio-fundador do grupo Rascal,

Roberto Bielawski, destacou: “Hoje, a nossa

rede atende algo próximo de 2 milhões de

clientes por ano, mas para crescer é preciso

estar sempre atento ao que o público quer

e conhecer este cliente, saber quem ele é.

O dono de um restaurante precisa acompa-

nhar o seu negócio de perto, saber o que

sai da cozinha e, ao mesmo tempo, circular,

para estar a par do que os outros estabele-

cimentos estão fazendo. Atualmente, é pos-

sível sobreviver com um negócio pequeno,

porém, no momento em que algum decidir

crescer, aí uma

excelente

gestão

passa a

ser

imprescindível

!!!”

A administradora e sócia do restauran-

te

Maní

, Giovana Baggio, destacou: “É vi-

tal nunca esquecer de fortalecer continua-

mente a sua marca. Uma identidade forte

é imprescindível para quem deseja ter um

restaurante importante. Naturalmente, a

grande preocupação no nosso negócio deve ser com a qualidade

do que sai da cozinha, o que começa já na relação com os for-

necedores dos alimentos. Além disso, é essencial ter toda uma

equipe engajada. Por isso, o

Maní

investe no bem-estar dos seus

funcionários, oferecendo-lhes aulas de ioga e pilates, assim como

sessões de terapia gratuitas ou a preços reduzidos. Isso é uma

prioridade para nós. A energia do nosso negócio não permite pes-

soas infelizes trabalhando conosco. Estamos muito envolvidos em

ter esse ambiente e um dos resultados é que não temos processos

trabalhistas!!!”

O consultor especializado em gastronomia Adri Vicente Júnior,

sócio-proprietário da Food Service Company, que trabalha desde

1977 com alimentos e bebidas, focou-se no tema

Um mercado de

oportunidades: como prosperar no segmento de alimentos e bebidas

mesmo em tempos de crise

. Ele disse: “Foram muitas as crises eco-

nômicas que os empreendedores, especialmente os vinculados ao

setor de gastronomia já tiveram que enfrentar nessas últimas três

décadas. E foram nesses momentos que as marcas importantes

passaram por transformações e mudaram o rumo dos seus negó-

cios, conseguindo se manter em atividade e até prosperar. Nessas

situações é vital analisar com cuidado o cenário, cortar gastos se

isto for necessário, não perder o foco na qualidade e seguir em

frente. Não acredito em crise no setor da gastronomia e os donos

de negócios duradouros não costumam reclamar das crises, mas

sim valer-se delas para se adaptar, continuando a acreditar no seu

potencial, mantendo-se na atividade que já dominam. Porém, ter

um restaurante não significa que é um negócio que não pode sofrer

abalos. Deve-se sempre atualizá-lo e adequá-lo às possibilidades

dos seus clientes.”

Por sua vez, Marcelo Carneiro, o criador da Colorado, uma das

primeiras cervejarias artesanais genuinamente brasileiras, com

muito orgulho discorreu sobre o tema:

A evolução da cerveja na-

cional – A visão do pioneiro que ajudou a criar a cena cervejeira

artesanal no Brasil

. Salientou Marcelo Carneiro: “Foi em 1996 que,

na cidade de Ribeirão Preto, abri um bar que fabricava a própria cer-

veja!!! Nessa época, ninguém falava, ou fazia algo sobre isso. Aliás,

em 2015, vendi a minha marca Colorado para a gigante Ambev,

mas, em breve, estarei lançando uma outra cerveja artesanal. É

preciso reforçar a cultura da cerveja no Brasil, assim como já foi fei-

to com o vinho. E com uma vantagem: enquanto o vinho conta com

cerca de 200 componentes, a cerveja tem mais de 400, com o que

tem-se aí um mundo de possibilidades, permitindo que centenas

de harmonizações sejam feitas. O Brasil tem muito potencial cer-

vejeiro, porém é necessário que os consumidores se acostumem

a pedir uma carta de cerveja nos estabelecimentos, estimulando

essa cadeia. Estou fazendo tudo ao meu alcance para promover

essa

evangelização da cerveja

.”

ALGUMAS LIÇÕES DOS

EMPRESÁRIOS QUE APOSTARAM

NA

GASTRONOMIA

O sócio-fundador do grupo Rascal, Roberto Bielawski.

FOTO © RICARDO TOSCANI

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C R I ÁT I C A

T U D O S O B R E E C O N O M I A C R I A T I V A