Table of Contents Table of Contents
Previous Page  36 / 46 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 36 / 46 Next Page
Page Background

SETOR EDITORIAL

dvs.digital/8289137

Utilize o link ou o

QR Code para receber

uma amostro do

conteúdo.

36

C R I ÁT I C A

T U D O S O B R E E C O N O M I A C R I A T I V A

É

a incrível metodologia que a

designer

instrucional

e

máster trainer

Flora Alves

desenvolveu!!!

É na realidade uma ferramenta que per-

mite que uma pessoa consiga organizar mui-

to bem as suas ideias e imprimir uma maior

velocidade na criação dos módulos de trei-

namento.

Para explicar o seu método Trahentem,

ela escreveu o livro

Design de Aprendizagem

com o uso de Canvas

(DVS Editora)

com o ob-

jetivo de ajudar os

designers

instrucionais ex-

perientes ou iniciantes, a colocarem em

prá-

tica

– aplicação das regras ou princípios de

uma arte ou ciência – aquilo que sabem que

é essencial, mas encontram dificuldade para

executar e, assim, para que possam ajudar

os outros a aprender mais eficiente.

Design

, entre outras coisas, significa

criar ou planejar com um propósito especí-

fico. Em latim,

designare

quer dizer marcar,

indiciar; em francês

designer

quer dizer de-

signar, desenhar.

No seu livro

Faces do Design

, a artista

plástica Mônica Moura deu um definição

mais ampla para essa palavra, salientando:

Design

significa ter e desenvolver um plano,

um projeto, quer dizer designar. É trabalhar

com a intenção, com cenário futuro, execu-

tando a concepção e o planejamento daquilo

que virá a existir. Criar, desenvolver, implantar

um projeto – o

design

– significa pesquisar e

trabalhar com referências culturais e estéti-

cas, com o conceito de proposta. É lidar com

a forma, com o feitio, com a configuração, a

elaboração, o desenvolvimento e o acompa-

nhamento do projeto.”

Por seu turno a autora Flora Alves definiu

design

de aprendizagem no método Trahen-

tem com uso de

Canvas

como: “É a organiza-

ção sistematizada, encadeada e intencional

de conteúdos, com a utilização de metodolo-

gias de aprendizagem adequadas para cada

tipo de conhecimento, de modo a estimular e

facilitar o processo de aprendizagem com di-

ferente contextos, e promover a mudança de

VOCÊ SABE O

QUE É

TRAHENTEM?

Ao se falar

canvas

você

deve pensar numa tela

embranco na qual pode

colocar o que a sua

imaginação permitir e,

assim, criar uma visão

compartilhada de algo

que anteriormente

erá só seu.

Isso é

sensacional, não é?

O notável livro de Flora Alves explicando o

seu método Trahentem,