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N O V E M B R O / D E Z E M B R O 2 0 1 6

conduta com relação à performance, atitude

e comportamentos.”

Para aqueles que não estão habituados

com a palavra

canvas

, convem explicar que

é uma palavra inglesa que deriva do latim e

que significa “

tela

”.

Ao se falar

canvas

você deve pensar

numa tela em branco na qual pode colocar

o que a sua imaginação permitir e, assim,

criar uma visão compartilhada de algo que

anteriormente erá só seu.

Isso é sensacio-

nal, não é?

Sendo uma abordagem prática que se

propõe a construir uma ponte entre a teoria e

a prática, o funcionamento adequado da me-

todologia Trahentem, requer uma mudança

do modelo mental, ou seja, é preciso deixar

de utilizar modelos mentais convencionais e

trabalhar com foco na experimentação.

De fato o funcionamento da metodologia

Trahentem está pautado na utilização de três

modelos de

Canvas

, que foram construídos

para atender as necessidades específicas,

todas elas correlacionadas ao

ciclo das so-

luções de aprendizagem

.

Por isso, cada um dos

Canvas

recebe um

nome diferente e está dividido em “blocos”

que representam elementos importantes em

cada etapa do

design

de aprendizagem.

Infelizmente muitas soluções de apren-

dizagem priorizam apenas um dos sentidos

e com isso, muito do que recebemos não

permanece de maneira duradoura no nosso

cérebro.

Possuímos duas memórias principais

com as quais trabalhamos para aprender

algo, a

memória de trabalho

e a nossa

me-

mória de longo prazo.

Para ajudar alguém a aprender é necessá-

rio organizar de maneira sistemática e inten-

cional o que precisa ser aprendido de modo

a favorecer este processo.

O primeiro passo é conseguir manter a

atenção

de quem vai aprender, e como so-

mos adultos, só prestamos atenção naquilo

que queremos e percebemos sua utilidade.

Em seguida, é preciso favorecer as

co-

nexões

entre o que já conhecemos e o que

vamos aprender.

O passo seguinte é a

gerência da área

cognitiva

, essencial para o sucesso deste

processo.

Na memória de curto prazo não se conse-

gue “derramar” muito conteúdo pois não se

tem espaço para isso...

Dessa maneira a permanência de um

aprendizado depende do seu armazenamen-

to na memória de longo prazo, de tal modo

que sejamos capazes de

recuperar

este co-

nhecimento para colocá-lo em

prática.

Este armazenamento ocorre quando

promovemos ensaios que permitam sua

codificação.

Uma vez armazenado, é preciso promo-

ver a prática de recuperação daquilo que foi

aprendido.

Assim quando o aprendiz voltar ao seu lo-

cal de trabalho, saberá recuperar o que pre-

cisa para colocar em prática o aprendizado.

Bem, quem ler

Design de Aprendizagem

com Uso de Canvas

aprenderá (e reterá)

que o exercício de utilização da metodologia

Trahentem leva à prática e consequentemen-

te a uma maior agilidade na aplicação do que

se aprendeu.

Um grande ganho que se perceberá tam-

bém é o da gestão do tempo, isto é, o seu

melhor aproveitamento, visto que a metodo-

logia fornece um direcionamento no pensar

e a possibilidade de enxergar bem a criação

de suas fases, podendo assim ser reestrutu-

rada e reanalisada em sua totalidade ou em

partes!!!

“É a organização sistematizada,

encadeada e intencional de conteúdos,

com a utilização de

metodologias

de aprendizagem

adequadas para

cada tipo de

conhecimento

, de modo

a estimular e

facilitar o processo

de aprendizagem

comdiferente

contextos, e promover a mudança de

conduta com relação à performance,

atitude e comportamentos.”