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N O V E M B R O / D E Z E M B R O 2 0 1 6
conduta com relação à performance, atitude
e comportamentos.”
Para aqueles que não estão habituados
com a palavra
canvas
, convem explicar que
é uma palavra inglesa que deriva do latim e
que significa “
tela
”.
Ao se falar
canvas
você deve pensar
numa tela em branco na qual pode colocar
o que a sua imaginação permitir e, assim,
criar uma visão compartilhada de algo que
anteriormente erá só seu.
Isso é sensacio-
nal, não é?
Sendo uma abordagem prática que se
propõe a construir uma ponte entre a teoria e
a prática, o funcionamento adequado da me-
todologia Trahentem, requer uma mudança
do modelo mental, ou seja, é preciso deixar
de utilizar modelos mentais convencionais e
trabalhar com foco na experimentação.
De fato o funcionamento da metodologia
Trahentem está pautado na utilização de três
modelos de
Canvas
, que foram construídos
para atender as necessidades específicas,
todas elas correlacionadas ao
ciclo das so-
luções de aprendizagem
.
Por isso, cada um dos
Canvas
recebe um
nome diferente e está dividido em “blocos”
que representam elementos importantes em
cada etapa do
design
de aprendizagem.
Infelizmente muitas soluções de apren-
dizagem priorizam apenas um dos sentidos
e com isso, muito do que recebemos não
permanece de maneira duradoura no nosso
cérebro.
Possuímos duas memórias principais
com as quais trabalhamos para aprender
algo, a
memória de trabalho
e a nossa
me-
mória de longo prazo.
Para ajudar alguém a aprender é necessá-
rio organizar de maneira sistemática e inten-
cional o que precisa ser aprendido de modo
a favorecer este processo.
O primeiro passo é conseguir manter a
atenção
de quem vai aprender, e como so-
mos adultos, só prestamos atenção naquilo
que queremos e percebemos sua utilidade.
Em seguida, é preciso favorecer as
co-
nexões
entre o que já conhecemos e o que
vamos aprender.
O passo seguinte é a
gerência da área
cognitiva
, essencial para o sucesso deste
processo.
Na memória de curto prazo não se conse-
gue “derramar” muito conteúdo pois não se
tem espaço para isso...
Dessa maneira a permanência de um
aprendizado depende do seu armazenamen-
to na memória de longo prazo, de tal modo
que sejamos capazes de
recuperar
este co-
nhecimento para colocá-lo em
prática.
Este armazenamento ocorre quando
promovemos ensaios que permitam sua
codificação.
Uma vez armazenado, é preciso promo-
ver a prática de recuperação daquilo que foi
aprendido.
Assim quando o aprendiz voltar ao seu lo-
cal de trabalho, saberá recuperar o que pre-
cisa para colocar em prática o aprendizado.
Bem, quem ler
Design de Aprendizagem
com Uso de Canvas
aprenderá (e reterá)
que o exercício de utilização da metodologia
Trahentem leva à prática e consequentemen-
te a uma maior agilidade na aplicação do que
se aprendeu.
Um grande ganho que se perceberá tam-
bém é o da gestão do tempo, isto é, o seu
melhor aproveitamento, visto que a metodo-
logia fornece um direcionamento no pensar
e a possibilidade de enxergar bem a criação
de suas fases, podendo assim ser reestrutu-
rada e reanalisada em sua totalidade ou em
partes!!!
“É a organização sistematizada,
encadeada e intencional de conteúdos,
com a utilização de
metodologias
de aprendizagem
adequadas para
cada tipo de
conhecimento
, de modo
a estimular e
facilitar o processo
de aprendizagem
comdiferente
contextos, e promover a mudança de
conduta com relação à performance,
atitude e comportamentos.”