DESIGN
I
nicialmente é preciso entender que
ino-
vação
é a
invenção
que obteve
sucesso
comercial
, que foi aceita pela sociedade,
que possibilitou um salto na qualidade de
vida dos seres humanos e, de uma certa
maneira, permitiu manter a
sustentabilida-
de do planeta
.
Assim, deve-se destacar, por exemplo,
o processo de pesquisa e desenvolvimen-
to (P&D) em que está envolvida a empre-
sa Hyperloop Transportation Technologies
(HTT). Ela acabou de fechar um contrato
para construir na Índia um
hyperloop
, ou
seja, um trem de alta velocidade (TAV) de
levitação magnética, capaz de deslocar-se a
1.200 km/h. O governo indiano está acredi-
tando que o
hyperloop
poderá aos poucos
ser implantado em vários trechos do seu
transporte férreo, que carrega mais de 40
milhões de pessoas por dia valendo-se de
12 mil trens.
E não é só a Índia que está seguindo por
esse caminho. Abu Dhabi também fechou
um acordo com a HTT para construir um
hyperloop
naquele emirado. Vale ressaltar
que, diferentemente do
maglev –
o TAV
que viaja até 600 km/h e que existe no Ja-
pão e na Alemanha –, o trem
hyperloop
é
uma
cápsula coberta por um tubo
, o que
lhe permite chegar a uma velocidade de
1.200 km/h!!!
No âmbito da aviação, estão bem avan-
çados nos Estados Unidos da América
(EUA), na Rússia, e em Israel as pesquisas
para que em breve se tenha um avião co-
mercial sem piloto. Aliás, o banco suíço UBS
está prevendo que isso começará a aconte-
cer já a partir de 2040, o que irá gerar uma
economia anual para as empresas aéreas
que atuam nos EUA, Europa e Ásia da or-
dem de US$ 35 bilhões, principalmente por
causa do custo dessas companhias com os
pilotos, que chega a US$ 26 bilhões (e que
obviamente ficariam desempregados...).
E tudo indica que voar de avião será
mais seguro ainda, visto que, segundo a
Agência Federal de Aviação dos EUA,
80%
dos acidentes são causados por
fatores hu-
manos
, e os 20% restantes acontecem por
causa da fadiga de algum material da ae-
AS INVENÇÕES E AS INOVAÇÕES
ESTÃO ALTERANDO CADA VEZ
MAIS A VIDA DAS PESSOAS
P&D
28
C R I ÁT I C A
T U D O S O B R E E C O N O M I A C R I A T I V A