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ENTRETENIMENTO TURISM

w

VIDEOGAMES

D

e acordo com a Newzoc, uma das

principais empresas de pesquisas so-

bre a indústria dos

games

, o mercado

global de jogos deve fechar 2017 com um

faturamento de

US$ 110 bilhões

.

E isso é fácil de explicar, uma vez que só

na China 220 milhões de pessoas jogam o

Honor of Kings

, o

game

de maior receita no

planeta. O faturamento com ele deve al-

cançar cerca de US$ 2,5 bilhões em 2017, a

maior receita do ano!!! Aliás, a popularida-

de desse jogo entre os jovens tem alarma-

do as autoridades locais, principalmente

depois que o principal jornal do Partido Co-

munista chinês, o

Diário do Povo

, definiu o

jogo como “

veneno para os adolescentes

”.

Isso inclusive fez comque a empresa Ten-

cent, criadora do jogo, adotasse restrições

para limitar o tempo máximo de contato

com o jogo. Assim, para participantes com

menos de 12 o tempo limite é de 1 h, en-

quanto para aqueles com idade entre 12 e

18, esse período é de

duas horas

por dia!!!

Mas além dos jogadores individuais,

hoje já existem milhares de praticantes que

formam equipes para participar de compe-

tições profissionais. Estas envolvem

video-

games

, como o

Counter Strike

e o

League

of Legends

, sendo que para esse último a

desenvolvedora – Riot Games – promove

há um bom tempo campeonatos em diver-

sos países. Vale destacar que em suas parti-

das finais o número de espectadores chega

a muitas dezenas de milhões e, inclusive,

supera o total de fãs que, por exemplo, as-

sistiram pela TV as finais da National Bas-

ketball Association (NBA) de 2017.

E essa prática de jogar agora tem nome:

é o

e-esporte

. Assim, em jogos como

Coun-

ter Strike

os jogadores assumem o papel de

terroristas ou contraterroristas e atuam em

grupo com o objetivo de plantar ou desar-

mar bombas, sequestrar ou salvar pessoas,

e atirar nos adversários, até que uma das

equipes vença.

E muitos desses jogadores já se torna-

ram verdadeiras lendas, tendo milhões de

fãs – estima-se que em 2017, a audiência

para esses vídeos e para as transmissões

relacionadas aos

games

tenha alcançado

650 milhões de pessoas no YouTube e 205

milhões no Twitch, superando o número

dos que assistem vídeos no canal HBO ou

pela Netflix.

A despeito disso, os e-esportes ainda re-

presentaram uma fatia pequena do merca-

AOS POUCOS O

VIDEOGAME

ESTÁ SE

TORNANDO UM

ESPORTE

A grandiosa arena em São Petersburgo foi o

palco da final entre SK Gaming e

Virtus.pro

.

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C R I ÁT I C A

T U D O S O B R E E C O N O M I A C R I A T I V A