ENTRETENIMENTO TURISM
w
VIDEOGAMES
D
e acordo com a Newzoc, uma das
principais empresas de pesquisas so-
bre a indústria dos
games
, o mercado
global de jogos deve fechar 2017 com um
faturamento de
US$ 110 bilhões
.
E isso é fácil de explicar, uma vez que só
na China 220 milhões de pessoas jogam o
Honor of Kings
, o
game
de maior receita no
planeta. O faturamento com ele deve al-
cançar cerca de US$ 2,5 bilhões em 2017, a
maior receita do ano!!! Aliás, a popularida-
de desse jogo entre os jovens tem alarma-
do as autoridades locais, principalmente
depois que o principal jornal do Partido Co-
munista chinês, o
Diário do Povo
, definiu o
jogo como “
veneno para os adolescentes
”.
Isso inclusive fez comque a empresa Ten-
cent, criadora do jogo, adotasse restrições
para limitar o tempo máximo de contato
com o jogo. Assim, para participantes com
menos de 12 o tempo limite é de 1 h, en-
quanto para aqueles com idade entre 12 e
18, esse período é de
duas horas
por dia!!!
Mas além dos jogadores individuais,
hoje já existem milhares de praticantes que
formam equipes para participar de compe-
tições profissionais. Estas envolvem
video-
games
, como o
Counter Strike
e o
League
of Legends
, sendo que para esse último a
desenvolvedora – Riot Games – promove
há um bom tempo campeonatos em diver-
sos países. Vale destacar que em suas parti-
das finais o número de espectadores chega
a muitas dezenas de milhões e, inclusive,
supera o total de fãs que, por exemplo, as-
sistiram pela TV as finais da National Bas-
ketball Association (NBA) de 2017.
E essa prática de jogar agora tem nome:
é o
e-esporte
. Assim, em jogos como
Coun-
ter Strike
os jogadores assumem o papel de
terroristas ou contraterroristas e atuam em
grupo com o objetivo de plantar ou desar-
mar bombas, sequestrar ou salvar pessoas,
e atirar nos adversários, até que uma das
equipes vença.
E muitos desses jogadores já se torna-
ram verdadeiras lendas, tendo milhões de
fãs – estima-se que em 2017, a audiência
para esses vídeos e para as transmissões
relacionadas aos
games
tenha alcançado
650 milhões de pessoas no YouTube e 205
milhões no Twitch, superando o número
dos que assistem vídeos no canal HBO ou
pela Netflix.
A despeito disso, os e-esportes ainda re-
presentaram uma fatia pequena do merca-
AOS POUCOS O
VIDEOGAME
ESTÁ SE
TORNANDO UM
ESPORTE
A grandiosa arena em São Petersburgo foi o
palco da final entre SK Gaming e
Virtus.pro.
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C R I ÁT I C A
T U D O S O B R E E C O N O M I A C R I A T I V A