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ming, um programador de 35 anos, e sua

empresa conseguiu um feito raro na China,

ou seja, crescer sem precisar do apoio da

Tencent, da Baidu ou da Alibaba, as gigan-

tes locais de tecnologia.

Atualmente a Bytedance está tentan-

do quebrar um paradigma – e para alguns

fugir da maldição – que é não conseguir

crescer de forma significativa fora da Chi-

na. Hoje, 60% do público do

Tik Tok

está na

China! E para garantir uma maior presença

no Ocidente, a Bytedance fez uma jogada

de mestre nos negócios, ao adquirir no fim

de 2017, por US$ 1 bilhão, o

Musical.ly

um

app

norte-americano de vídeos de du-

blagem –, quando este já contava com 100

milhões de usuários (dos quais 7,5 milhões

estão no Brasil).

Os dois aplicativos coexistiram até agos-

to de 2018, quando usuários e funcionários

do

Musical.ly

foram integrados ao

Tik-Tok

.

Atualmente os principais temas dos vídeos

no

Tik-Tok

são dança, culinária, viagens e

humor, às vezes de forma involuntária.

O Brasil é visto hoje com bastante aten-

ção pela Bytedance. A empresa já possui

20 funcionários no País, e boa parte deles

foi herdada do

Musical.ly

, porém, ela segue

contratando, em especial para curadoria e

apoio à comunidade de usuários e influen-

ciadores (aos quais está oferecendo cur-

sos e aconselhamento de carreira). Hoje

a maioria dos “

tik-tokers

” (produtores de

conteúdo da rede) está ganhando algo pró-

ximo de R$ 2,5 mil por mês.

Para o

Tik Tok

um dos obstáculos para

a sua evolução foram as regras de censura

impostas pelo governo chinês, que proibiu

cerca de 100 categorias de conteúdo. Estas

variam desde a difamação de autoridades e

líderes políticos até o encorajamento de ca-

sos extraconjugais. Também foram restrin-

gidos os conteúdos nocivos (como vídeos

que estimulem suicídios) ou peculiaridades

como aventuras sexuais de uma noite...

Em 2018, a própria Bytedance foi re-

preendida diversas vezes devido ao seu

app

de notícias, bem como precisou des-

continuar um

app

seu para a publicação de

sátiras. Estima-se que em média cada dia a

Tik Tok

receba em seu

site

10 milhões de ví-

deos. A empresa já emprega uma legião de

monitores para tentar apanhar material re-

preensível e, dessa forma, não infringir as

regras estabelecidas pelo governo chinês.

Em vista das diretrizes anunciadas pelo

governo, a plataforma de vídeo deve ter

uma equipe de censores de “alta qualida-

de política”, além de receber ajuda extra

de um sistema de inteligência artificial (IA)

para policiar seu conteúdo. Em princípio

ela precisa ter pelo menos um auditor de

conteúdo treinado para cada mil vídeos

curtos carregados em seu

site

a cada dia.

Você já calculou quantos auditores a

Tik

Tok

deveria contratar para fazer bem esse

trabalho?

O Brasil é visto hoje combastante

atenção pela Bytedance. A empresa já

possui 20 funcionários no País, e boa

parte deles foi herdada do

Musical.ly

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