enfrentamentos de ideias; tardes lotadas
de reprises e o programa do Faustão aos
domingos há 30 anos, a Globo está perden-
do sua dianteira na audiência (!?!?), pois é
uma grade de programas que permanece
quase igual desde a década de 1970.
Pois é, como a ascensão de concorren-
tes de peso no
streaming
, a derrota em
algumas praças e o desempenho abaixo
do esperado de alguns programas vesper-
tinos, a rede Globo tenta atualmente es-
tancar esse declínio, mas corre um sério
risco de ver sua hegemonia, ainda inegável,
desaparecer com o tempo!?!? Talvez uma
saída para a TV Globo seja se aproximar
mais do
streaming
, notando que o serviço
da Netflix, por exemplo, já está provocando
também uma ruidosa e destrutiva revolu-
ção no cinema tradicional.
Longas-metragens como
Roma
,
A Bala-
da de Buster Scruggs
e
Caixa de Pássaros
,
totalizaram cerca de 8.500 min, ou seja,
10% do total da programa-
ção da Netflix. Assim, se con-
siderarmos 120 min como a
duração média de cada títu-
lo, a estimativa é de que a
empresa tenha lançado em
torno de 70 filmes em 2018.
Esse número quase empata
com a soma das produções
da Warner (38), Universal
(31) e Disney (10) lançadas
nos cinemas nesse mesmo
ano. E esses estúdios foram
os campeões de bilheteria
de 2018, com destaque para
a Disney.
Isso sem dúvida dá a di-
mensão do quão elevadas
têm sido as apostas no
ser-
viço sob demanda
para se
firmar como uma potência
cinematográfica. E, na práti-
ca, isso fica claro com a recente adesão da
Netflix à Motion Picture Association, orga-
nização que reúne os grandes estúdios.
Roma
, o longa que faturou três prêmios
no Oscar (direção, fotografia e filme estran-
geiro), e quase levou o principal, comprova
que o esforço da Netflix tem dado resulta-
do. Um
sinal dos tempos
é que essa pro-
dução do serviço de
streaming
, que agora
atrai cada vez mais espectadores no mundo, competiu com
o campeão norte-americano de bilheteria em 2018, o
Pan-
tera Negra
, que só nos EUA arrecadou US$ 700 milhões, e
o venceu!!!
Recentemente o jornal
The New York Times
publicou
a curiosa história de como a primeira temporada da série
de suspense
Você
foi um fiasco ao estrear no canal a cabo
norte-americano Lifetime Chanel. Tanto é que, desconten-
te com a audiência, a emissora voltou atrás com a ideia de
rodar uma segunda temporada. Três meses depois, entre-
tanto,
Você
foi adquirido pela Netflix e se tornou um fe-
nômeno instantâneo no
streaming
, assegurando uma nova
temporada, pois encontrou um nicho de público cada vez
menos disposto a esperar por uma certa hora na TV tradi-
cional para ter um entretenimento.
Nos EUA os entendidos em entretenimento acreditam
que 2019 será um divisor de águas neste sentido, uma vez
que irá ao ar pela HBO a última temporada de
Game of
Thrones
, o grande fenômeno
pop
da década, que fez mul-
tidões pararem ao mesmo tempo e grudar os olhos nessa
série da televisão tradicional.
Na realidade a Netflix não acha que é a HBO que a atra-
palha atraindo espectadores. No momento,
seu maior rival é o
Fortnite
, um jogo ele-
trônico centrado num mote simples: ganha
quem sobrevier nas lutas travadas numa
ilha. Esse
game
se tornou uma febre espe-
cialmente entre as pessoas com menos de
30 anos, que em certos dias chega a reunir
10 milhões de jogadores ao mesmo tempo!!!
É uma parcela desses jogadores que a Netflix
quer atrair para seus filmes e suas séries, o
que não vai ser uma tarefa fácil!!!
Filme
Roma
ganhou
Oscar em 2019.
Foto de divulgação do filme
Roma.
J A N E I R O / F E V E R E I R O / M A R Ç O 2 0 1 9
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