MÚSICA
S
e alguém quer ter uma referência in-
crível do quanto (e durante um longo
tempo...) se pode lucrar com a músi-
ca, um excelente exemplo é o do quarteto
ABBA!!!
Era janeiro de 1974 e faltava muito pou-
co para o fim das inscrições para o Melo-
difestivalen, um concurso de música sueco
que servia como porta de entrada para o
festival de TV Eurovision. Nos dois anos
anteriores, eles haviam chegado perto de
ganhar o Eurovision; entretanto, o terceiro
lugar que conquistaram não tinha de forma
alguma o mesmo peso do pódio mais alto.
Àquela altura, o quarteto não se chamava
mais Björn & Benny e Agnetha & Frida. Já
batizada como ABBA, uma combinação
das iniciais dos nomes deles –
A
nni-Frid
(Frida) Lyngstad,
B
enny Andersson,
B
jörn
Ulvaeus e
A
gnetha Fältskog –
a banda pre-
cisava da
música certa
para ter possibilida-
des reais. A balada dramática
Hasta Maña-
na
lembrava muito os últimos vencedores
do festival. Dessa maneira, por sugestão do
empresário Stig Anderson, decidiram ousar
com
Waterloo
.Venceram a fase eliminatória
e conquistaram, logo em seguida, os países
nórdicos com o disco
Waterloo
.
Aí sentiram-se entusiasmados que pode-
riam ir mais longe.
Em abril de 1974, foram a Brighton, na
Inglaterra, para participar da final da Eurovi-
sion, no qual surpreenderam todos os favo-
ritismos de outros cantores e a banda ficou
em primeiro lugar!!!
O biógrafo do grupo ABBA, inclusive autor
do livro
ABBA – A Biografia,
Carl Magnus Palm,
relatou:
“
Aquele foi definitivamente um mar-
co. No início dos anos 1970, ninguém fora da
Escandinávia estava interessado em música
pop
sueca. Era difícil para o ABBA e seu em-
presário serem levados a sério pelo mundo
dos negócios da música internacional.
Ao participarem de um festival internacio-
nal e terem obtido tanto sucesso, visto por
centenas de milhões de telespectadores, real-
mente acabaram conquistando o mundo!!!
A harmonia das vozes femininas e a
técnica
wall of sound
(muralha de som),
um efeito criado pelo produtor musical Phil
Spector, fizeram do ABBA rapidamente um
êxito planetário. Entretanto, foi o fenômeno
Mamma Mia!
que garantiu a mitomania. A
peça musical com canções de Andersson
e Ulvaeus conquistou seu título de um
hit
de 1975. Adquiriu a fama de ser o
ultimate
POUCOS CONSEGUEM
MANTER A FAMA COMO
O
GRUPO
POP
ABBA
!!!
A partir da esquerda, Björn,
Agnetha, Anni-Frid (Frida) e Benny.
24
C R I ÁT I C A
T U D O S O B R E E C O N O M I A C R I A T I V A