Table of Contents Table of Contents
Previous Page  24 / 52 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 24 / 52 Next Page
Page Background

MÚSICA

S

e alguém quer ter uma referência in-

crível do quanto (e durante um longo

tempo...) se pode lucrar com a músi-

ca, um excelente exemplo é o do quarteto

ABBA!!!

Era janeiro de 1974 e faltava muito pou-

co para o fim das inscrições para o Melo-

difestivalen, um concurso de música sueco

que servia como porta de entrada para o

festival de TV Eurovision. Nos dois anos

anteriores, eles haviam chegado perto de

ganhar o Eurovision; entretanto, o terceiro

lugar que conquistaram não tinha de forma

alguma o mesmo peso do pódio mais alto.

Àquela altura, o quarteto não se chamava

mais Björn & Benny e Agnetha & Frida. Já

batizada como ABBA, uma combinação

das iniciais dos nomes deles –

A

nni-Frid

(Frida) Lyngstad,

B

enny Andersson,

B

jörn

Ulvaeus e

A

gnetha Fältskog –

a banda pre-

cisava da

música certa

para ter possibilida-

des reais. A balada dramática

Hasta Maña-

na

lembrava muito os últimos vencedores

do festival. Dessa maneira, por sugestão do

empresário Stig Anderson, decidiram ousar

com

Waterloo

.Venceram a fase eliminatória

e conquistaram, logo em seguida, os países

nórdicos com o disco

Waterloo

.

Aí sentiram-se entusiasmados que pode-

riam ir mais longe.

Em abril de 1974, foram a Brighton, na

Inglaterra, para participar da final da Eurovi-

sion, no qual surpreenderam todos os favo-

ritismos de outros cantores e a banda ficou

em primeiro lugar!!!

O biógrafo do grupo ABBA, inclusive autor

do livro

ABBA – A Biografia,

Carl Magnus Palm,

relatou:

Aquele foi definitivamente um mar-

co. No início dos anos 1970, ninguém fora da

Escandinávia estava interessado em música

pop

sueca. Era difícil para o ABBA e seu em-

presário serem levados a sério pelo mundo

dos negócios da música internacional.

Ao participarem de um festival internacio-

nal e terem obtido tanto sucesso, visto por

centenas de milhões de telespectadores, real-

mente acabaram conquistando o mundo!!!

A harmonia das vozes femininas e a

técnica

wall of sound

(muralha de som),

um efeito criado pelo produtor musical Phil

Spector, fizeram do ABBA rapidamente um

êxito planetário. Entretanto, foi o fenômeno

Mamma Mia!

que garantiu a mitomania. A

peça musical com canções de Andersson

e Ulvaeus conquistou seu título de um

hit

de 1975. Adquiriu a fama de ser o

ultimate

POUCOS CONSEGUEM

MANTER A FAMA COMO

O

GRUPO

POP

ABBA

!!!

A partir da esquerda, Björn,

Agnetha, Anni-Frid (Frida) e Benny.

24

C R I ÁT I C A

T U D O S O B R E E C O N O M I A C R I A T I V A