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umidade um pouco mais altos ou baixos, é

uma grande oscilação entre ambos!!!

Mas não é somente a umidade que

preocupa: também existe uma quantidade

máxima de lux (unidade de medida de ilu-

minamento) que é considerada aceitável. É

por isso que nos museus é proibido foto-

grafar.

Lamentavelmente, ainda existem mui-

tos museus no País que não conseguem

conservar bem as obras e, desse modo,

funcionam com o que dispõem... Não se

entendeu ainda em nosso País que a

res-

tauração

e a

conservação

são aspectos

bastante científicos, que demandam co-

nhecimentos de química, física, biologia,

artes, história do artista e da própria peça.

Sem dúvida faltam no Brasil muitos espe-

cialistas em ambas as áreas e, desse modo,

dificilmente os nossos museus poderão

operar de maneira eficiente.”

Como se nota nessa declaração, é ne-

cessário que o nosso sistema educacional

ofereça mais cursos de Belas Artes e que,

dentro deles existam todas as disciplinas

necessárias e com carga horária suficiente

para que os formandos tenham ao menos

conhecimentos básicos em conservação e

restauro. Só assim, esses novos profissio-

nais poderão buscar vagas nos milhares de

museus existentes no Brasil. Esses estabe-

lecimentos, por sua vez, deveriam obriga-

toriamente contar com esse tipo de empre-

gado para poder funcionar com eficiência...

Sem bons museus não se pode dizer que

um país tenha como objetivo a preservação

e o desenvolvimento de sua cultura. Infeliz-

mente vivenciamos no Brasil uma situação

em que a política cultural não está clara. O

ator Edson Celulari (que está retornando às

novelas depois de superar uma grave doen-

ça), comentou: “É uma vergonha observar

todo o País estagnado há quase três anos.

De fato, a situação do nosso teatro é espe-

cialmente catastrófica, e nunca esteve tão

ruim. O teatro brasileiro está na penúria,

o que desestabiliza toda a classe artística,

que não tem as condições mínimas sequer

para sobreviver, quanto mais para produzir

e apresentar novas peças.

E o pior é que a classe artística não tem

uma força coletiva capaz de promover um

movimento de impacto que force as nossas

autoridades governamentais a apoiarem

mais a cultura. Aliás, ainda nem se conse-

guiu oferecer a milhões de crianças e jo-

vens brasileiros um ensino público de qua-

lidade que valorize adequadamente seus

currículos, sua criatividade e suas artes.”

Como se vê tanto os nossos museus

como os nossos teatros vão funcionando

de forma cambaleante, ou seja, sem ter

condições para que os que neles trabalham

possam desenvolver com eficiência as suas

atividades!

É uma vergonha

observar todo o País

estagnado há quase três anos. De fato, a

situação do nosso teatro é especialmente

catastrófica, e nunca esteve tão ruim.

O teatro brasileiro está na penúria

, o

que desestabiliza toda a classe artística,

que não tem as condições mínimas

sequer para sobreviver, quantomais para

produzir e apresentar novas peças."

Edson Celulari reclama

muito da penúria em que

vivem as artes cênicas

no País.

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