umidade um pouco mais altos ou baixos, é
uma grande oscilação entre ambos!!!
Mas não é somente a umidade que
preocupa: também existe uma quantidade
máxima de lux (unidade de medida de ilu-
minamento) que é considerada aceitável. É
por isso que nos museus é proibido foto-
grafar.
Lamentavelmente, ainda existem mui-
tos museus no País que não conseguem
conservar bem as obras e, desse modo,
funcionam com o que dispõem... Não se
entendeu ainda em nosso País que a
res-
tauração
e a
conservação
são aspectos
bastante científicos, que demandam co-
nhecimentos de química, física, biologia,
artes, história do artista e da própria peça.
Sem dúvida faltam no Brasil muitos espe-
cialistas em ambas as áreas e, desse modo,
dificilmente os nossos museus poderão
operar de maneira eficiente.”
Como se nota nessa declaração, é ne-
cessário que o nosso sistema educacional
ofereça mais cursos de Belas Artes e que,
dentro deles existam todas as disciplinas
necessárias e com carga horária suficiente
para que os formandos tenham ao menos
conhecimentos básicos em conservação e
restauro. Só assim, esses novos profissio-
nais poderão buscar vagas nos milhares de
museus existentes no Brasil. Esses estabe-
lecimentos, por sua vez, deveriam obriga-
toriamente contar com esse tipo de empre-
gado para poder funcionar com eficiência...
Sem bons museus não se pode dizer que
um país tenha como objetivo a preservação
e o desenvolvimento de sua cultura. Infeliz-
mente vivenciamos no Brasil uma situação
em que a política cultural não está clara. O
ator Edson Celulari (que está retornando às
novelas depois de superar uma grave doen-
ça), comentou: “É uma vergonha observar
todo o País estagnado há quase três anos.
De fato, a situação do nosso teatro é espe-
cialmente catastrófica, e nunca esteve tão
ruim. O teatro brasileiro está na penúria,
o que desestabiliza toda a classe artística,
que não tem as condições mínimas sequer
para sobreviver, quanto mais para produzir
e apresentar novas peças.
E o pior é que a classe artística não tem
uma força coletiva capaz de promover um
movimento de impacto que force as nossas
autoridades governamentais a apoiarem
mais a cultura. Aliás, ainda nem se conse-
guiu oferecer a milhões de crianças e jo-
vens brasileiros um ensino público de qua-
lidade que valorize adequadamente seus
currículos, sua criatividade e suas artes.”
Como se vê tanto os nossos museus
como os nossos teatros vão funcionando
de forma cambaleante, ou seja, sem ter
condições para que os que neles trabalham
possam desenvolver com eficiência as suas
atividades!
“
É uma vergonha
observar todo o País
estagnado há quase três anos. De fato, a
situação do nosso teatro é especialmente
catastrófica, e nunca esteve tão ruim.
O teatro brasileiro está na penúria
, o
que desestabiliza toda a classe artística,
que não tem as condições mínimas
sequer para sobreviver, quantomais para
produzir e apresentar novas peças."
Edson Celulari reclama
muito da penúria em que
vivem as artes cênicas
no País.
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