O
s novos compradores de automóveis
estão demonstrando cada vez mais
interesse em adquirir veículos que
têm incluído
CarPlay
, da Apple, e o
Android
Auto
, da Alphabet. Esses sistemas permi-
tem controlar as telas do painel do carro
que hoje fornecem informação e entreteni-
mento aos motoristas, e seguramente vão
transformar-se em fontes de receitas com
as compras que serão feitas por meio de-
les. O
CarPlay
e o
Android Auto
só recente-
mente começaram a ser instalados pelas
montadoras nos Estados Unidos da Améri-
ca (EUA), mas tudo indica que nos próximos
seis anos
eles podem estar em 80% dos
carros novos vendidos.
As montadoras estão bem hesitantes
ainda em desistir dos
links
(conexões) e sis-
temas de entretenimento de seus veículos,
com a esperança de transformar a tecnolo-
gia dos seus painéis como sendo a grande
atração para o cliente escolher o seu veícu-
lo na hora da compra e, potencialmente, po-
der gerar receita para si com a venda de in-
formações e o uso da conectividade móvel.
Como consequência, diversas fábricas
de automóveis continuam investindo muito
dinheiro desenvolvendo seus próprios siste-
mas, ainda que, ao mesmo tempo, também
ofereçam cada vez mais
links
para os sis-
temas da Apple ou do Google. Nos EUA, a
General Motors
(GM) e a
Honda
começaram
recentemente a instalar o
CarPlay
como uma
novidade para os veículos novos, que com
isso têm o seu custo aumentado em cerca
de US$ 1.500. A Toyota, maior montadora do
mundo em vendas, está, por enquanto, evi-
tando os gigantes da tecnologia do Vale do
Silício, apoiando-se exclusivamente em seus
próprios sistemas para manter uma ligação
mais direta e íntima com os clientes. A em-
presa parte do princípio de que os sistemas
da Apple e do Google não são a resposta cer-
ta para todos os compradores. Além disso,
nem todo mundo é dono de um
smartphone
capaz de se conectar com o
CarPlay
ou
An-
droid Auto
, e os sistemas de terceiros não
podem ser usados em todos os mercados.
Em países como a China, os sistemas
operacionais Android modificados que são
usados nos telefones não funcionam com o
Android Auto
, e o
iPhone
, da Apple, não é tão
amplamente utilizado como em outras partes
do mundo. Além disso, os sistemas da Apple
e o Android normalmente não se conectam
com os botões no volante de um carro ou não
funcionam adequadamente em certas regiões
com má recepção de celular. Esses sistemas
ainda não se conectam aos controles de
aquecimento e ar-condicionado do carro.
NOS EUA, OS
CARROS
ESTÃO
CADA VEZMAIS SOFISTICADOS
COMOS SEUS
APPS
SOFTWARE
Os carros terão instalados cada vez
mais
apps
para aumentar o potencial de
entretenimento e facilitar a obtenção de
informações.
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C R I ÁT I C A
T U D O S O B R E E C O N O M I A C R I A T I V A