Table of Contents Table of Contents
Previous Page  18 / 40 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 18 / 40 Next Page
Page Background

ENTRETENIMENTO

O

teatro Santander foi inaugurado ofi-

cialmente em 24 de março de 2016,

com a apresentação do musical

We

Will Rock You

. Com uma capacidade total

para até 2085 expectadores, o teatro San-

tander consumiu um investimento superior

a R$ 100 milhões feito pelos grupos W Tor-

re e Iguatemi, com

naming

rights

(direito de

atribuição do nome ou marca) adquiridos

pelo banco espanhol pelo prazo de 12 anos

renováveis por mais oito.

Esse espaço é de uso

múltiplo

– o pri-

meiro desse tipo no País – e poderá receber

desde grandes musicais, concertos, desfiles

de moda,

shows

e dramaturgia até eventos

corporativos, entre outros, graças a um sis-

tema de recolhimento automático das pol-

tronas e de varas cênicas automatizadas, o

que possibilita a mudança de configuração

do local em pouco tempo. A construção exi-

giu 60 mil blocos de vidro importados da

República Tcheca e uma iluminação de LED

(

light emithing diode

, ou seja, diodo emissor

de luz) controlado por computador.

A fachada do teatro foi projetada pelo

arquiteto Edu Rocha e o projeto de desen-

volvimento foi assinado pelo escritório de

arquitetura norte-americano Eskew + Dumez

+ Ripple (EDR), que entre outras obras criou

o Acadiana Center for the Arts e o The Show

Center for the Arts, ambos nos Estados da

América (EUA).

Com essa inauguração do teatro San-

tander, São Paulo amplia seus espaços

capazes de abrigar com eficiência grande

eventos como musicais de porte que neces-

sitam, por exemplo, fosso para orquestra e

até agora na capital paulista as premiações

privadas de maiores proporções se concen-

tram nos teatros Alfa, Bradesco e Renault.

O espetáculo escolhido para a inaugura-

ção do teatro Santander foi o musical

We

Will Rock You

. O autor do musical

We Will

Rock You

(

WWRY

), o comediante Ben Elton,

baseou-se nas canções da banda Queen

e a estreia ocorreu em Londres em 2002.

Ele foi ajudado pelos dois músicos remanescentes da banda, Brian

May e Roger Taylor. Desde então, o musical já foi visto por mais de

16 milhões de pessoas em 17 países.

A intenção clara de Ben Elton foi partir de uma lenda que é a

banda Queen e daí ele criou uma nova história lutando contra as

grandes corporações e o perigo da globalização – moças e rapazes

que querem eliminar sua individualidade e demonstrar o seu amor

pela música. Como eles demandavam por heróis, foram lhes ofere-

cidos dois: o sonhador Galileo e a audaciosa Scaramouche.

O alemão Uwe Peterson, que dirige as diversas montagens de

WWRY

pelo mundo, veio para São Paulo em novembro de 2015

para, junto com o coreógrafo Philip Comley, o supervisor musical

Stuart Moley e a produtora brasileira Almali Zraik montarem o elen-

co e ensaiarem o musical. Comentou Uwe Peterson: “Quem vier ao

WWRY

notará que se trata de uma combinação entre um musical e

um

show

de

rock

. Nenhuma das canções foi traduzida para o portu-

guês, pois essas canções da banda Queen são poderosas demais

para resistir em um outro idioma.

Notei que o ator brasileiro é bem diferente do europeu e do ale-

mão, em particular. Na Europa, a dificuldade maior é que a

emoção

aflore num ator. Aqui no Brasil, ele vem em abundância, o que me

obrigou a trabalhar com cada um especificamente até encontrar

a dose certa. Busquei orientar de forma cuidadosa cada um dos

integrantes do elenco, para que eles conhecessem bem seus per-

sonagens.”

Um fato é indiscutível: não é nada fácil representar a banda

Queen, e, em especial, Freddie Mercury, o vocalista que a liderou,

que vendeu mais de 300 milhões de discos.

SÃO PAULO GANHA O PRIMEIRO

ESPAÇOMULTIUSO

E O INAUGURA

COMUM EXCELENTE MUSICAL!!!

Um aspecto do teatro Santander

que foi inaugurado com uma

apresentação da banda Queen.

18

C R I ÁT I C A

T U D O S O B R E E C O N O M I A C R I A T I V A