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N O V E M B R O / D E Z E M B R O 2 0 1 6
yer ganhou iluminação de 109 luminárias
de LED (
Light Emitting Diode
), como previa
o projeto do
designer
alemão Peter Gasper
(1940-2014). O pátio e a fachada do MAC
agora têm nova pintura, além do piso anti-
derrapante, o que torna mais seguro chegar
às suas dependências.
Essa renovação toda custou R$ 6 mi-
lhões à prefeitura de Niterói, uma quantia
que equivale a quase um quinto do orça-
mento cultural do município de 500 mil ha-
bitantes e que já foi a capital do Estado do
Rio de Janeiro, sendo que o governo federal
contribuiu com apenas R$ 1 milhão.
Um dos grandes problemas do MAC era
a falta de ar-condicionado, que agora já foi
superado, o que permitiu que uma parte
das obras do acervo do colecionar João
Sattamini – são 1.250 no total – pudesse
ser exibido numa mostra. Ele afirmou: “Eu
vinha reclamando porque a prefeitura não
estava conservando o museu, que é um
bem público e que fica à beira-mar, sofrendo
um processo de oxidação contínuo. Estava
muito preocupado com a integridade dos
meus quadros. Com as melhorias, renovei o
contrato de empréstimo das obras do meu
acervo por mais cinco anos. Por outro lado,
não acho que a visitação é baixa, visto que
daqueles que vão ao museu do Louvre, em
Paris, só 10% vão por motivos artísticos e
os outros 90%, na realidade, querem é tirar
uma foto ao lado de alguma obra famosa,
como é o caso de
Mona Lisa
, de Leonardo
da Vinci .”
O MAC nasceu de um acordo, no início
dos anos 1990, entre João Sattamini, Oscar
Niemeyer e o então prefeito Jorge Rober-
to Silveira. O primeiro emprestou os seus
quadros, o segundo fez de graça o projeto,
desenhado numa mesa de restaurante du-
rante refeição com o terceiro. Em seguida,
o governo municipal construiu o museu. O
arquiteto criou aí a sua “galeria aberta para
o mar”, erguida sobre “uma linha que nas-
ce do chão e sem interrupção cresce e se
desdobra, sensual”. Realmente, um museu
redondo, diferente de qualquer outro lugar
no Brasil.
Dessa forma, Niterói passou a ser a ci-
dade, fora Brasília, a concentrar o maior nú-
mero de obras do arquiteto Niemeyer, o que
sem dúvida incrementou a visitabilidade a
ela. Além do MAC, Niemeyer projetou outras
edificações que, construídas, se tornaram
também marcos da cidade, como o teatro
Popular e a estação de catamarãs entre a
cidade e a praça XV, no Rio de Janeiro.
Reformado e reaberto em
junho 2016
,
após permanecer fechado
18meses
, o MAC
não tem comometa ampliar a visitação,
mas quer
qualificar seu público
.
O imponente museu de
Arte Contemporânea
(MAC) em Niterói.