Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2 / 50 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2 / 50 Next Page
Page Background

EDITORIAL

A

o longo de algumas décadas fui pro-

fessor de Estatística em várias insti-

tuições de ensino superior (IESs) de

São Paulo. Durante esse tempo, sempre

procurei incutir nos meus alunos a impor-

tância da prática do

raciocínio indutivo

.

De um modo mais específico, refiro-me à

capacidade de inferir significado e elaborar

conclusões a partir da análise de amostras

de conjuntos (ou populações) de dados e

de suas origens.

Antes de me tornar um mestre nesse

tema, fiz um longo aperfeiçoamento na

área, conclui diversos cursos e realizei

vários exames de proficiência. Fiz a apre-

sentação de minha tese na Universidade

de São Paulo, mais especificamente no seu

Instituto de Matemática e Estatística, e es-

crevi diversos livros sobre o assunto. Toda-

via, mesmo com toda essa vivência, jamais

imaginei que um dia as análises estatísticas

pudessem ser feitas como hoje: a partir de

uma enorme quantidade de dados ou, sim-

plesmente, do que se chama

big data

(me-

gadados). Essa ferramenta permite que as

pessoas infiram (quase sempre de maneira

correta) conclusões e compreendam as

verdadeiras tendências!!!

A VERDADE E

A

ESTATÍSTICA

C R I ÁT I C A

T U D O S O B R E E C O N O M I A C R I A T I V A

2

Por Victor Mirshawka,

professor, egenheiro

e gestor educacional.