ARTESANATO
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C R I ÁT I C A
T U D O S O B R E E C O N O M I A C R I A T I V A
P
ara evidenciar a importância do artesanato
vamos abordar a ação de um tecelão visio-
nário, a fabricação de relógios especiais e o
silêncio que se exigiu numa cidade para gravar o
som vindo de um
Stradivarius
.
Inicialmente, deve-se destacar que é o nome de
um tecelão visionário que dá nome a um império
de alto luxo masculino, ou seja, o Ermenegildo Zeg-
na. É na pequena Trivero (na Itália) que em 1920
Ermenegildo, filho do relojoeiro Michelangelo Zeg-
na, decidiu que no lanifício iniciado pelo pai no fim
do século XIX, sairiam os tecidos mais bonitos do
mundo!!!
Hoje é a Anna Zegna, neta de Ermenegildo, que
comanda a Fondazione Zegna, o braço social do
grupo (os negócios propriamente ditos ficam a car-
go do seu irmão Ermenegildo e o primo Paolo). Foi
Anna quem encarnou mais o espírito de seu avô
como sendo “
um empreendedor que pensava na
comunidade
”.
A comunidade da qual Anna cuida, vai além
do vilarejo de Trivero, em torno do qual a família
estendeu seus domínios e o avô plantou mais de
meio milhão de árvores, fazendo a reserva ser ba-
tizada de Oasis Zegna. Hoje a empresa possui re-
banhos na Nova Zelândia, Austrália e África do Sul,
além de tosquiadores bem treinados que extraem
de vicunhas peruanas o mais leve dos fios de lã.
Deve-se ressaltar que pouco afeitos ao trato huma-
no, esses camelídeos se assustam facilmente e po-
dem morrer de ataque cardíaco se a aproximação
dos humanos não for bastante delicada!?!?
Porém, como garante Anna, tudo na empre-
sa começa e continuará sendo nas montanhas de
Trivero, por uma questão de
genius loci
. Em por-
tuguês esse
espírito de local
pode ser explicado
simplesmente pela sua água, que é doce em oposi-
ção à calcária que predomina em toda a península
itálica. Essa característica faz muita diferença na
lavagem dos fios, já no início do processo.
Na outra ponta está o que se chama de “enobre-
cimento”, que inclui diversas formas de cardar, pin-
tar e condicionar a lã, segundo o efeito desejado,
que concluir a fabricação que distingue os têxteis
Zegna. O atual diretor artístico da grife, Alessan-
dro Sartori comentou: “Muito trabalho artesanal
é executado aqui do tecido à confecção, durante,
em média, seis meses. São necessários cerca de
500 mãos para colocar num manequim um terno
Zegna – desde os tosquiadores até o costureiro
que corta e faz as casas de botão à mão, passando
pelas mulheres que, na tecelagem, controlam e re-
param, também à mão, eventuais imperfeições!!!”
E é por tudo isso que Ermenegildo Zegna é o má-
ximo do luxo para a roupa masculina
!!!
Por incrível que pareça, desde que os
smar-
tphones
substituíram os relógios tradicionais em
sua função de mostrar a hora certa, nunca houve
tanta gente interessada e até disputando para pa-
gar mais caro por um deles!?!?
O ARTESANATO
CONTINUA TENDOMUITO VALOR!!!
Numa foto de 1924,
o lanifício Zegna em
Trivero, na Itália.