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ARTE

N

o dia 12 de fevereiro de 2015, aos

101 anos, faleceu a pintora e escul-

tora Tomie Ohtake, uma das figuras

mais relevantes da arte brasileira nas últi-

mas cinco décadas.

O governador do Estado de São Paulo,

Geraldo Alckmin, ressaltou: “Tomie Ohta-

ke será sempre lembrada por seu talento,

generosidade e pelo exemplo de trabalho

incessante. Japonesa de nascimento, brasi-

leira de alma e paulista de coração, deixou

a sua marca na paisagem e nas artes de

São Paulo”.

No seu artigo

Morre a cor do oriente

(publicado no jornal

O Estado de S. Paulo

em 13/2/2015), Antonio Gonçalves Filho

relatou: “Tomie era uma artista de poucas

palavras, de uma incômoda independência

artística e ideológica num país onde as pes-

soas andam em bando. Até por sua nature-

za introspectiva, sua condição de imigrante

e a pouca fluência no português, Tomie era

reservada. Só entre amigos conseguia ex-

por com relativa liberdade suas ideias e pro-

jetos. Pelos dois futuros arquitetos ela foi

capaz de sacrificar sua vocação até os 39

anos, quando então, já com os filhos cresci-

dos, resolveu se dedicar à pintura.

Criada dentro das tradições japonesas, a

família sempre esteve em primeiro lugar, es-

pecialmente para quem teve um pai rígido,

que a impediu de pintar, e um marido, Ushio,

que não era exatamente liberal.

Nascida Tomie Nakubo, em Kyoto, em 21

de novembro de 1913, Tomie veio visitar um

dos seus quatro irmãos no Brasil, quando ti-

nha 23 anos. Não conseguiu voltar por cau-

sa da guerra sino-japonesa, mas também

porque foi atraída pelo amarelo intenso do

sol que competia com o azul-claro do porto

de Santos. Suas primeiras pinturas, aliás,

tentam captar o contraste cromático entre

arquitetura e natureza tropical.

MORRE

TOMIE OHTAKE

,

A GRANDE DAMA DA ARTE

O ateliê da artista

Tomie Ohtake.

ESTADÃO CONTEÚDO/ TIAGO QUEIROZ

10

C R I ÁT I C A

T U D O S O B R E E C O N O M I A C R I A T I V A