Leonid Bugaev, um dos maiores
especialistas do mundo em
de-
sign
de plataformas e
interfa-
ces mobile
, uma área na qual
a EBAC vai ofertar programas
específicos, fez uma palestra
voltada para esse tema.
Em 2014, Marva Griffin re-
cebeu um Compasso D’Oro, a
mais alta condecoração do
de-
sign
italiano por sua atuação à
frente do Salão Satélite – uma
mostra dedicada a jovens profis-
sionais que acontece todos os
anos paralelamente ao Salão do
Móvel de Milão. Ela viaja o ano
todo por diversos países do mundo à caça
de novos talentos no
design
. Numa palestra
proferida no Centro Universitário Belas Ar-
tes, ela adiantou as novidades que aconte-
cerão no Salão Satélite em 2017 – quando
ele completará 20 anos – e salientou como
os jovens
designers
devem encarar o seu
campo de trabalho e a sua formação dizen-
do: “Realmente, muita gente acredita que
tudo já foi desenhado. Isso, aparentemen-
te, é uma verdade, entretanto, tudo também
muda o tempo todo. Pode não fazer sentido
desenhar o que já existe, mas o
design
de
objetos será sempre uma tarefa indispen-
sável. E não me refiro a modismos, obvia-
mente, porém a objetos que sejam, de fato,
capazes de melhorar a vida das pessoas.
Novas necessidades, que pedem novas res-
postas, nunca vão parar de surgir. E, assim
sendo, penso que não existe ninguém me-
lhor do que o jovem, com sua curiosidade e
desprendimento para detectá-las. E isso já
comprova a importância da
DW!
O meu conselho para todo jovem que
deseja ser um
designer
e depois conseguir
inserir-se no mercado global é que inicial-
mente deve formar-se numa boa faculdade.
Durante esse período deve fazer um pro-
fundo mergulho interior, pois para ser bem-
-sucedido nessa carreira, é fundamental sa-
ber o que realmente quer fazer (
design
de
produtos,
design
gráfico e digital,
design
de
moda,
design
de interiores,
design
de joias
e acessórios etc.). Trabalhar peças únicas
ou se dedicar à produção de objetos em sé-
rie é uma decisão pessoal, mas hoje é uma
questão que se impõe. E é muito importan-
te nunca esquecer que, costumeiramente,
as melhores oportunidades costumam sur-
gir para quem trabalha com foco.”
O Istituto Europeo di Design (IED) São
Paulo participou do DW! apresentando nas
suas dependências quatro
exposições e diversas pales-
tras com renomados desig-
ners, como foi o caso daque-
las realizadas em parceria
com a Associação dos
Desig-
ners
de Produto (ADP) sobre
Práticas Comerciais no
De-
sign
de Mobiliário e Mestres
da Madeira, sob a curadoria
de Natasha Scholobach.
Ressalte-se que o IED foi fun-
dado em Milão, considerada
a “cidade capital do
design
e
da moda” e ao longo de qua-
se meio século de tradição e
inovação, mais de 120 mil estudantes de
cerca de 90 países aprimoraram seus co-
nhecimentos e graduaram-se em
design
na
instituição.
São Paulo, reconhecida como um impor-
tante centro criativo e econômico da Améri-
ca Latina, foi a primeira cidade fora da Eu-
ropa escolhida pelo IED para ter uma filial,
comemorando esta, em 2016, dez anos de
atuação e crescimento. O IED São Paulo é a
única faculdade internacional voltada 100%
para o design estabelecida no Brasil. Isso
significa realmente que nela se tem maior
foco, maior especialidade e convivência
com pessoas que possuem afinidades en-
tre si e projetos comuns. É essa experiência
que gera conexões poderosas para os que
estudam no IED.
A 5
a
edição do
DW!
foi repleta de exposi-
ções. Pela
quarta vez
consecutiva no Jockey
Club de São Paulo aconteceu a feira volta-
da ao
design
autoral, Mercado, Arte,
Design
(Made), determinada a se firmar como a
primeira feira nacional de
design
high end
.
Essa é uma designação ampla, mas que no
vocabulário da mostra pode ser traduzida
por desenho assinado e em intensa cone-
xão com a arte.
O organizador do Made, Waldick Jatobá,
e seu curador ao lado de Bruno Simões, ex-
plicou: “Pretendemos prosseguir, fundamen-
talmente, como um evento fomentador de
conteúdo, ainda que nosso formato tenha
se ampliado para acolher uma gama maior
de participantes. Além de termos reunido
muitos novos talentos do
design
, decidimos
juntar sob um mesmo espaço marcas de
móveis, galerias de arte e mostras interna-
cionais. Isso sem falar de exposições intera-
tivas e de uma intensa agenda de palestras
com grandes nomes do Brasil e do exterior.
Este ano trouxemos um novo conceito, ba-
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S E T E M B R O / O U T U B R O 2 0 1 6
Waldick Jatobá, o
organizador do Made.
Marva Griffin, fez uma
apresentação, convocando os
jovens a serem
designers
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