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Leonid Bugaev, um dos maiores

especialistas do mundo em

de-

sign

de plataformas e

interfa-

ces mobile

, uma área na qual

a EBAC vai ofertar programas

específicos, fez uma palestra

voltada para esse tema.

Em 2014, Marva Griffin re-

cebeu um Compasso D’Oro, a

mais alta condecoração do

de-

sign

italiano por sua atuação à

frente do Salão Satélite – uma

mostra dedicada a jovens profis-

sionais que acontece todos os

anos paralelamente ao Salão do

Móvel de Milão. Ela viaja o ano

todo por diversos países do mundo à caça

de novos talentos no

design

. Numa palestra

proferida no Centro Universitário Belas Ar-

tes, ela adiantou as novidades que aconte-

cerão no Salão Satélite em 2017 – quando

ele completará 20 anos – e salientou como

os jovens

designers

devem encarar o seu

campo de trabalho e a sua formação dizen-

do: “Realmente, muita gente acredita que

tudo já foi desenhado. Isso, aparentemen-

te, é uma verdade, entretanto, tudo também

muda o tempo todo. Pode não fazer sentido

desenhar o que já existe, mas o

design

de

objetos será sempre uma tarefa indispen-

sável. E não me refiro a modismos, obvia-

mente, porém a objetos que sejam, de fato,

capazes de melhorar a vida das pessoas.

Novas necessidades, que pedem novas res-

postas, nunca vão parar de surgir. E, assim

sendo, penso que não existe ninguém me-

lhor do que o jovem, com sua curiosidade e

desprendimento para detectá-las. E isso já

comprova a importância da

DW!

O meu conselho para todo jovem que

deseja ser um

designer

e depois conseguir

inserir-se no mercado global é que inicial-

mente deve formar-se numa boa faculdade.

Durante esse período deve fazer um pro-

fundo mergulho interior, pois para ser bem-

-sucedido nessa carreira, é fundamental sa-

ber o que realmente quer fazer (

design

de

produtos,

design

gráfico e digital,

design

de

moda,

design

de interiores,

design

de joias

e acessórios etc.). Trabalhar peças únicas

ou se dedicar à produção de objetos em sé-

rie é uma decisão pessoal, mas hoje é uma

questão que se impõe. E é muito importan-

te nunca esquecer que, costumeiramente,

as melhores oportunidades costumam sur-

gir para quem trabalha com foco.”

O Istituto Europeo di Design (IED) São

Paulo participou do DW! apresentando nas

suas dependências quatro

exposições e diversas pales-

tras com renomados desig-

ners, como foi o caso daque-

las realizadas em parceria

com a Associação dos

Desig-

ners

de Produto (ADP) sobre

Práticas Comerciais no

De-

sign

de Mobiliário e Mestres

da Madeira, sob a curadoria

de Natasha Scholobach.

Ressalte-se que o IED foi fun-

dado em Milão, considerada

a “cidade capital do

design

e

da moda” e ao longo de qua-

se meio século de tradição e

inovação, mais de 120 mil estudantes de

cerca de 90 países aprimoraram seus co-

nhecimentos e graduaram-se em

design

na

instituição.

São Paulo, reconhecida como um impor-

tante centro criativo e econômico da Améri-

ca Latina, foi a primeira cidade fora da Eu-

ropa escolhida pelo IED para ter uma filial,

comemorando esta, em 2016, dez anos de

atuação e crescimento. O IED São Paulo é a

única faculdade internacional voltada 100%

para o design estabelecida no Brasil. Isso

significa realmente que nela se tem maior

foco, maior especialidade e convivência

com pessoas que possuem afinidades en-

tre si e projetos comuns. É essa experiência

que gera conexões poderosas para os que

estudam no IED.

A 5

a

edição do

DW!

foi repleta de exposi-

ções. Pela

quarta vez

consecutiva no Jockey

Club de São Paulo aconteceu a feira volta-

da ao

design

autoral, Mercado, Arte,

Design

(Made), determinada a se firmar como a

primeira feira nacional de

design

high end

.

Essa é uma designação ampla, mas que no

vocabulário da mostra pode ser traduzida

por desenho assinado e em intensa cone-

xão com a arte.

O organizador do Made, Waldick Jatobá,

e seu curador ao lado de Bruno Simões, ex-

plicou: “Pretendemos prosseguir, fundamen-

talmente, como um evento fomentador de

conteúdo, ainda que nosso formato tenha

se ampliado para acolher uma gama maior

de participantes. Além de termos reunido

muitos novos talentos do

design

, decidimos

juntar sob um mesmo espaço marcas de

móveis, galerias de arte e mostras interna-

cionais. Isso sem falar de exposições intera-

tivas e de uma intensa agenda de palestras

com grandes nomes do Brasil e do exterior.

Este ano trouxemos um novo conceito, ba-

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S E T E M B R O / O U T U B R O 2 0 1 6

Waldick Jatobá, o

organizador do Made.

Marva Griffin, fez uma

apresentação, convocando os

jovens a serem

designers

..