temos com a empresa sueca Paradox Inte-
ractive, e com a empresa japonesa Bandai-
-Namco.”
A Vivid Studios, de São Paulo, vai lançar
o
Eternity: The Last Unicorn
, e a empresa
gaúcha Aquiris vai disponibilizar o
Ballistic
Overkill
.
Há também o lançamento de
videoga-
mens
de estúdios brasileiros, o que mostra
que este setor da economia criativa (EC)
estã se consolidando cada vez mais.
É importante também salientar que os
jogadores profissionais brasileiros estão
começando a se destacar, como foi o caso
de Marcelo “Coldzera” David, do time da
SK Gaming, de
Counter Strike: Global Of-
fensive
(CS:GO), que conquistou o prêmio
de melhor jogador de esportes eletrônicos
(e-sports)
do The Game Awards 2016, pre-
miação considerada o “Oscar dos
Games
”.
Quem comunicou essa vitória de Col-
dzera foi nada menos que o nadador Mi-
chael Phelps, o maior atleta olímpico de to-
dos os tempos, pelo número de medalhas
que conquistou.
Na oportunidade o brasileiro disse: “Ga-
nhar esse prêmio é uma conquista indivi-
dual que me deixa muito feliz, mas quero
compartilhar o sucesso com todos da mi-
nha equipe.”
Marcelo "Coldzera" David foi porém o
principal destaque da SK Gaming, um time
norte-americano composta apenas por jo-
gadores brasileiros, isso durante a tempo-
rada de 2016.
Com boa regularidade, esse time se clas-
sificou para várias finais de campeonatos e
venceu eventos importantes de CS:GO em
2016.
A vitória do brasileiro foi entretanto
uma grande surpresa, pois o favorito da
categoria, decidida no voto popular era o
sul-coreano Lee “Faker” Sang-hyeok, que
venceu pela terceira vez o campeonato
mundial da
League of Legends
.
Marcelo “Coldzera”
David, do time da
SK Gaming, de
Counter Strike: Global
Offensive (CS:GO).
O
videogame
Eternity - The Last
Unicorn
, criado por
brasileiros.
40
C R I ÁT I C A
T U D O S O B R E E C O N O M I A C R I A T I V A