A boneca Barbie se aproxima da menina real!!!
Depois de 57 anos encarnando o sonho norte-americano, sendo uma boneca loura de olhos azuis, a Barbie ganhou diversidade ao ser lançada pela Mattel uma repaginação em sua linha de bonecas mais famosa.
Agora com tons de pele diferentes e formatos de corpo variados, o consumidor encontrará nas lojas bonecas mais altas ou baixas, com curvas e cores de pele e cabelos diversas. Ao todo, são sete novas tonalidades de pele da Barbie, 22 novas cores para os olhos e quatro diferentes formatos de corpo. Além disso, vão ser criados 24 novos estilos de cabelo das bonecas e diferentes roupas que vestirão a Barbie. Esta é a primeira reformulação do brinquedo, que virou sinônimo de padrão de beleza desde a sua criação.
A Barbie tem sido um para-raios de críticas desde que Ruth Handler, uma das fundadoras da Mattel, apresentou sua criação. Grupos de defesa de mulheres se queixaram de que a boneca loira de plástico transmitia uma imagem corporal irrealista para as meninas.
A Mattel, então, expandiu a linha, lançando uma boneca negra em 1967 e dando à Barbie dezenas de ocupações, incluindo professora de arte e veterinária. Entretanto, a forma do corpo da boneca se manteve praticamente a mesma.
Queixas mais recentes se concentravam na falta de diversidade na linha de bonecas, especialmente agora que a maior parte da população infantil dos Estados Unidos da América (EUA) é formada por crianças hispânicas não brancas.
Em sua autobiografia Dream Doll: The Ruth Handler Story (Boneca dos Sonhos: A História de Ruth Handler), em 1994, ela disse: “Toda minha filosofia da Barbie era a de que, por meio da boneca, as meninas podiam ser tudo o que quisessem. A Barbie sempre representou o fato de que uma mulher tem opções.”
O atual presidente da Mattel, Richard Dickson, por sua vez, detalhou: “A Barbie reflete o mundo que as meninas veem ao seu redor. Eles acreditam na sua capacidade de evoluir e crescer na vida com tempo. As nossas novas bonecas não serão agora identificadas por seus tipos físicos, mas sim por suas profissões como presidente, desenvolvedora de games (considerado por alguns a carreira do ano para as mulheres!?!?), designer etc. A Barbie, dessa maneira, vai continuar sendo a boneca número 1 no mundo todo.”
Conteúdo produzido pela redação da revista Criática.