Muita gente ganhando dinheiro com os aplicativos
Em 2014, só os usuários de aparelhos como iPhones e iPads fabricados pela Apple gastaram US$ 15 bilhões principalmente em aplicativos (apps), com uma alta de 50% em relação a 2013.
A incrível cifra de US$ 10 bilhões foi paga aos desenvolvedores pelo seu trabalho intelectual, elevando o valor total repassado para eles em US$ 25 bilhões, desde 2008, quando surgiu a App Store.
A Apple retém 30% de todas as compras feitas em sua loja virtual, o que significa que a companhia acumulou, em 2014, US$ 5 bilhões de receita vinda somente de apps e jogos. O bom desempenho da App Store continua sendo uma vantagem competitiva da Apple em relação aos outros fabricantes de telefones celulares que usam, por exemplo, o sistema operacional Android, do Google, bem como a loja virtual da concorrente.
A consultoria Asymco calcula que desenvolvedores de apps iOS receberam, em média, por dia, US$ 28 milhões em 2014. Esse é um excelente exemplo de onde e como as pessoas podem trabalhar e sobreviver, ganhando bem, dentro da economia criativa.
Vamos supor, hipoteticamente, que existam 100 mil desenvolvedores (um contingente seguramente significativo se comparado com o número de escritores que publicam livros). Então, cada um deles recebeu diariamente US$ 280 de direitos autorais – dá para passar bem o dia com esse valor!
AÍ VÃO DOIS EXEMPLOS DE APPS QUE TÊM FEITO SUCESSO RECENTEMENTE:
Todos sabem que os artigos de bebês e crianças são bem mais baratos nos Estados Unidos da América (EUA) que no Brasil, então pagando US$ 2,99 você tem direito de utilizar o Enxoval do Bebê nos EUA (sistema operacional iOS) que lhe explica quais são as melhores cidades dos EUA para essas compras, indicando as melhores lojas. Traz listas de compras em português, uma relação de cupons com descontos, vídeos demonstrativos dos produtos e links para os sites da maioria das lojas.
O Power Button (Android e grátis) permite ativar uma função muito útil do seu Android, a lanterna, com três toques rápidos no botão da força. Os desenvolvedores garantem a compatibilidade do app com a maioria dos smartphones, de todas as marcas. O app funciona mesmo se o aparelho estiver com a tela apagada – e você pode escurecer a tela que a lanterna permanece acesa. Existe uma versão do app que é paga, mas sem anúncios.
Conteúdo produzido pela redação da revista Criática.