No namoro muçulmano, é importante ter barba
Você sabe quais são as perguntas mais comuns que aparecem nos smartphones no Líbano quando os seus proprietários estão utilizando aplicativos especializados em construir relacionamentos?
Aí vão algumas delas:
↘ Você é sunita ou xiita?
↘ É solteiro, divorciado ou viúvo?
↘ Quanto você reza?
↘ Tem barba comprida ou curta?
O incrível é que esse tipo de pergunta pouco aparece em plataformas como Tinder ou a Grindr, muito utilizadas no Brasil por quem busca companhia (ou simplesmente sexo, como pensam muitos).
No entanto, não é o que ocorre na sociedade libanesa, que se vale de aplicativos como o Muzmatch e Matchmallows, nos quais os usuários podem inclusive preencher campos sobre suas práticas religiosas.
Por enquanto, o uso dos mesmos não é muito grande, sendo que no final de agosto de 2015, o Muzmatch tinha cerca de 8.000 usuários e o Matchmallow foi baixado em torno de 15 mil vezes, a maior parte no Líbano.
Ambos os aplicativos são gratuitos, com opção de pagamento para utilizar versões mais completas, como aquelas que permitem visualizar perfis de usuários fora do Líbano.
Pois é, mesmo em países como o Líbano, em que as mulheres ainda não se sentem confortáveis em disponibilizar suas fotografias em redes sociais, tudo indica que em breve ocorrerão radicais mudanças de comportamento…
Conteúdo produzido pela redação da revista Criática.