Novidades:

27450 Visualizações

Número Zero, o novo livro de Umberto Eco


O notável escritor e ensaísta italiano Umberto Eco lançou, na segunda semana de janeiro de 2015, o seu último romance, Numero Zero, uma espécie de manual do mau jornalismo.

A nova obra do influente intelectual italiano, autor do célebre romance O Nome da Rosa (1980), que lhe rendeu um bom dinheiro com os direitos autorais, inclusive do filme sobre o tema do livro, é uma história de ficção que ocorre no ano de 1992, um ano peculiar para a Itália, quando se vivia nela sob o impacto de diversos escândalos de corrupção e pela investigação Mani Pulite (Mãos Limpas), que arrasou com boa parte da classe política de então.

A diretora da editora Bompiani, Elisabetta Sgarbi, que lançou o livro comentou: “Este é o primeiro romance de Umberto Eco no qual ele aborda uma época tão contemporânea.”

Umberto Eco acabou de completar 83 anos, e Número Zero é o seu sétimo romance no qual descreve a redação imaginária de um jornal criado especificamente em 1992 para “desinformar, difamar adversários, chantagear, manipular, elaborar dossiês e documentos secretos”.

Mais um livro com o qual Umberto Eco deverá ganhar muito só com os direitos autorais.

Mais um livro com o qual Umberto Eco deverá ganhar muito só com os direitos autorais.

Numa entrevista para a revista italiana L’Espresso, de grande circulação na Itália, Umberto Eco explicou: “Não quis de forma alguma escrever um ‘tratado de jornalismo’, mas contar uma história sobre ‘os limites da informação’, sobre o funcionamento de uma ‘máquina para enlamear’ e não tanto sobre o ofício de informar.

Naturalmente, escolhi o pior caso. Quis dar uma imagem grotesca do mundo, embora a engrenagem da máquina de enlamear, de lançar insinuações, já fosse usada durante a Inquisição. As redes sociais permitiram agora multiplicar a maneira de enlamear produzindo verdadeiros ‘monstros’. Silvio Berlusconi, nosso ex-primeiro-ministro e magnata das comunicações, seguramente marcou o início desta era, entre fofocas e informações, vida e vícios tanto privados quanto públicos.”

Nós estamos vivendo aqui no Brasil nosso lamaçal caseiro, com acusações de muita corrupção em diversos setores, mas é interessante que você leia (caso entenda italiano…) Número Zero, pois isso aumentará a sua capacidade de imaginar como podem surgir as teorias estrambólicas ou notícias que se baseiam em delírios de redatores paranoicos, comunicando “dados reais” que se entrelaçam estranhamente com muitas pessoas.

Publicado recentemente

»

As coisas incríveis que só se pode comer e beber no Brasil

Você já comeu algo que utiliza farinha de Bragança na receita?Já ...

»

Em muitos museus do mundo homenageou-se Leonardo da Vinci!!!

No dia 2 de maio de 1.519 morreu Leonardo di Ser Piero da Vinci, ou ...

»

A Inteligência Artificial está em vias de superar a Inteligência Humana

Vivemos numa época em que é cada vez mais importante entender a ...

»

Coach da Gratidão Financeira

A psicóloga Marcia Luz é mestre em Engenharia de Produção e ...

»

A Lego fará suas peças com materiais sustentáveis

É no centro da cidade de Billund, na Dinamarca, que está localizado ...

»

O combate a fake news e a publicidade fake

Em 9 de agosto de 2018 o advogado e jornalista João Luiz Faria Netto ...

»

O retorno ao boom dos cruzeiros no Brasil

Tudo indica que os brasileiros terão uma ótima opção de turismo ...

»

Na China, o governo tem uma posição contraria aos jogos on-line!?!?

O governo chinês tem procurado controlar muita coisa que é ...

»

Os negócios do chef Jamie Oliver em declínio!?!?

Há quem aponte que a brilhante carreira do chef inglês Jamie Oliver ...