Novidades:

1361 Visualizações

Você quer procrastinar sem danos?


De fato, existem hoje muitos “entendidos” que recomendam: “Não faça agora o que você pode deixar para depois!”. Pois é, as pessoas que resolvem qualquer problema ou pendência quase que instantaneamente ou em pouco tempo – os precrastinadores, com “e” – até são bem vistos no mercado, entretanto, muitos especialistas alertam que esse comportamento ou atitude pode levar a perda de qualidade, incapacidade ou falhas de priorização e inclusive o desenvolvimento de estresse na equipe.

E-mails respondidos imediatamente, documentos entregues no mesmo dia, propostas enviadas urgentemente e relatórios preenchidos assim que for solicitado, caracterizam as ações dos profissionais precrastinadores, ou seja, aqueles que entregam o que lhes é pedido até antes do prazo!!! Isso pode até impressionar os chefes e os clientes, mas velocidade não necessariamente significa maior produtividade!

O pesquisador norte-americano Piers Steel, um especialista nas áreas de motivação e procrastinação, em seu livro A Equação de Deixar para Depois, explica claramente os três fatores principais para “deixar para depois”: “Os três elementos principais que levam as pessoas a procrastinar são: falta de autoconfiança em sua capacidade para completar a tarefa; achar que o que se tem para fazer é chato ou desagradável e ser um profissional muito impulsivo.

Ou seja, tendemos a adiar as coisas e nos falta motivação quando odiamos fazer a tarefa ou temos insensibilidade a atraso.

Procrastinar faz parte da mistura que estrutura nosso cérebro. Nele, o lugar da razão e do planejamento é o córtex pré-frontal, que é ativado quando pensamos sobre o que devemos fazer amanhã, por exemplo.

Já as emoções e os desejos ficam no sistema límbico. Essas duas áreas do cérebro sempre se entendem. Dessa maneira, sabemos que devemos ir ao dentista, mas ao pensar em estar sob a broca, nós somos motivados a adiar. Isso acontece para outros objetivos também, como dieta ou estudo.”

O termo precrastinador, em oposição a procrastinador, foi criado por um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, do Estados Unidos da América (EUA), liderados por David Rosembaum, um especialista em psicologia. Num estudo que publicaram em julho de 2014 na revista científica Psychological Science, esses estudiosos salientaram que a precrastinação pode parecer um sinal de engajamento ou eficiência, mas isso pode ter suas desvantagens como, por exemplo, o excesso de velocidade que pode levar ao sacrifício da reflexão, isto é, não dar tempo para o amadurecimento das ideias e para desenvolver um pensamento crítico sobre qual é o melhor processo a ser adotado para resolver determinado problema.

Inclusive a procrastinação deve (ou pode) ocorrer quando se está frente a trabalhos complexos que exigem um tempo maior para reflexão, decisões importantes que implicam em consultar outros colegas para não se arrepender depois ou querer desenvolver algo criativo (novo) quando geralmente nem se sabe quanto tempo isso vai levar para acontecer…

Publicado recentemente

»

As coisas incríveis que só se pode comer e beber no Brasil

Você já comeu algo que utiliza farinha de Bragança na receita?Já ...

»

Em muitos museus do mundo homenageou-se Leonardo da Vinci!!!

No dia 2 de maio de 1.519 morreu Leonardo di Ser Piero da Vinci, ou ...

»

A Inteligência Artificial está em vias de superar a Inteligência Humana

Vivemos numa época em que é cada vez mais importante entender a ...

»

Coach da Gratidão Financeira

A psicóloga Marcia Luz é mestre em Engenharia de Produção e ...

»

A Lego fará suas peças com materiais sustentáveis

É no centro da cidade de Billund, na Dinamarca, que está localizado ...

»

O combate a fake news e a publicidade fake

Em 9 de agosto de 2018 o advogado e jornalista João Luiz Faria Netto ...

»

O retorno ao boom dos cruzeiros no Brasil

Tudo indica que os brasileiros terão uma ótima opção de turismo ...

»

Na China, o governo tem uma posição contraria aos jogos on-line!?!?

O governo chinês tem procurado controlar muita coisa que é ...

»

Os negócios do chef Jamie Oliver em declínio!?!?

Há quem aponte que a brilhante carreira do chef inglês Jamie Oliver ...