A propaganda de 2014 no Brasil mudou pouco
Pois é, ao se analisar a propaganda que se apresenta na televisão em 2014, percebeu-se que nas principais campanhas de publicidade poucas ações surgiram com personagens desconhecidos, ou de baixa exposição, ou seja, prevaleceram os rostos conhecidos (veja Tabela 1).
A lista dos novos velhos rostos da propaganda com mais inserções na televisão sofreu pequenas alterações nos últimos dois anos, ou seja, mais da metade das pessoas mais bem classificadas no ranking é constituída pelos mesmos cantores, atores ou modelos de 2013. As duas grandes novidades nesse ranking são, sem dúvida, João Cortes, que ficou em terceiro lugar, logo abaixo de Gisele Bündchen e de Neymar, mas na frente de Ronaldinho Fenômeno e a atriz Tatá Werneck, que ficou famosa pelo seu último desempenho na novela da TV Globo.
No levantamento feito pela consultoria Controle da Concorrência, que fez a pesquisa de janeiro a dezembro de 2014, nas cinco redes de TV: Globo, Record, SBT, Bandeirantes e rede TV!
O presidente da Grey, Tor Myhren, comentou: “De fato, no mundo todo a busca das marcas por um rosto famoso aumentou muito em 2014, e, com isso, a nossa publicidade está simplesmente imitando a cultura das celebridades. Jamais deveríamos confundir uma celebridade com uma ideia de marca, mas o contrário está ocorrendo…”
Engenheiro, mestre em estatística, professor, autor de dezenas de livros, gestor educacional, palestrante e consultor. Editor chefe da Revista Criática.