Novidades:

26646 Visualizações

Livros notáveis sobre arquitetura


Muito oportuna a edição praticamente simultânea, por três editoras diferentes, de livros que abordam a arte de edificar.

Em Tudo sobre Arquitetura, um livro que foi organizado por uma equipe de especialistas sob a supervisão de Denna Jones, logo no seu prefácio, o notável arquiteto inglês Richard Rogers faz uma correspondência entre o passado e o presente. Na 13ª Bienal de Arquitetura de Veneza, Richard Rogers enfatizou que a torre Guiniji, em Lucca, na Itália, construída no século XVI, é a concretização do mandamento vitruviano do bom construir. Deve-se recordar que essa torre renascentista tem no seu topo carvalhos frondosos como as árvores do Bosco Verticale de Boeri e a Flower Tower do francês Edouard François, instalada num parque da zona reurbanizada de Hauts Malesherbes, em Paris. O que pode ter sido um capricho de uma família rica do Renascimento virou um projeto audacioso para fazer crescer o espaço verde urbano atualmente.

Para quem quer aprender mais sobre a arte de edificar.

Para quem quer aprender mais sobre a arte de edificar.

Nesse livro, percebe-se que a intenção é partir da forma para se chegar à essência. Assim, um projeto como o de Zaha Hadid, mais especificamente o Heydar Aliyev Center (2012), em Baku (Azerbaijão), é um excelente exemplo de um edifício paramétrico, ou seja, aquele que faz uso de modelos digitais considerando fatores variáveis como a luz.

Alejandro Zaera-Polo, no seu livro Arquitetura em Diálogo, salienta que sem um melhor diálogo, a arquitetura corre o perigo de se perder. Frank Gehry, o ousado criador do museu Guggenheim de Bilbao, na Espanha, declarou: “Admito que posso estar aprisionado ao presente e, mais especificamente à bagunça do presente, por recusar-me a viver fora dele”. Por sua vez, o arquiteto norte-americano Peter Eisenman, teórico do desconstrutivismo, cujos projetos desafiam a gravidade e são desaconselháveis aos portadores de labirintite, acha impossível repetir os ícones do passado no presente, porque o Zeitgeist, o espírito de época, é outro.

Finalmente no A Coluna Dançante, o seu autor Joseph Rykwert pensa exatamente o contrário! Para ele, há muito o que aprender com arquitetura do passado. Ele vai além, mostrando as origens dos diversos tipos de colunas e vigas que ainda sustentavam boa parte dos edifícios ocidentais.

Publicado recentemente

»

As coisas incríveis que só se pode comer e beber no Brasil

Você já comeu algo que utiliza farinha de Bragança na receita?Já ...

»

Em muitos museus do mundo homenageou-se Leonardo da Vinci!!!

No dia 2 de maio de 1.519 morreu Leonardo di Ser Piero da Vinci, ou ...

»

A Inteligência Artificial está em vias de superar a Inteligência Humana

Vivemos numa época em que é cada vez mais importante entender a ...

»

Coach da Gratidão Financeira

A psicóloga Marcia Luz é mestre em Engenharia de Produção e ...

»

A Lego fará suas peças com materiais sustentáveis

É no centro da cidade de Billund, na Dinamarca, que está localizado ...

»

O combate a fake news e a publicidade fake

Em 9 de agosto de 2018 o advogado e jornalista João Luiz Faria Netto ...

»

O retorno ao boom dos cruzeiros no Brasil

Tudo indica que os brasileiros terão uma ótima opção de turismo ...

»

Na China, o governo tem uma posição contraria aos jogos on-line!?!?

O governo chinês tem procurado controlar muita coisa que é ...

»

Os negócios do chef Jamie Oliver em declínio!?!?

Há quem aponte que a brilhante carreira do chef inglês Jamie Oliver ...