Target falha na sua incursão pelo Canadá
É difícil de entender como é que a Target – a segunda maior varejista dos Estados Unidos da América (EUA) – decidiu abandonar, em 15/1/2015, as suas operações no Canadá após não ter conseguido fazê-las voltar à lucratividade.
A varejista norte-americana, conhecida por vender itens de moda para consumidores de renda média e baixa, não conseguiu captar o gosto canadense, e os executivos temiam que o empreendimento, iniciado em 2011, não conseguiria chegar à lucratividade em menos de seis anos.
A Target, que operava 133 lojas no Canadá e empregava 17,6 mil pessoas, entrou com um “requerimento de proteção” sob a legislação canadense num momento em que liquida o negócio. Os custos para a Target interromper as operações canadenses poderão alcançar não menos que US$ 600 milhões.
Bem, a Target não foi bem nos EUA, e esse fato foi qualificado como “caótico” por vários analistas. Aliás, a sua entrada no Canadá atraiu críticas desde o início, uma vez que a Target abriu lojas muito rapidamente, mas abasteceu as prateleiras com mercadorias que despertaram aversão dos clientes canadenses! Além disso, a Target irritou os consumidores pelos preços praticados no Canadá, superiores aos cobrados nos EUA, fazendo com que muitos canadenses atravessassem a fronteira, isso sem nenhum problema, para comprar em alguma loja Target norte-americana, como acontecia com muita frequência na cidade de Buffalo.
Com essa política, apesar de que ela pode ser justificada pelo custo da mão de obra, ou dos impostos pagos, a Target acabaria tendo problemas, não é?
Conteúdo produzido pela redação da revista Criática.